Logo

Apesar dos protestos, funcionários do McDonald’s da cidade dizem não aderir às manifestações

No início desta semana cerca de 2.000 pessoas se reuniram no vão do Masp, na Avenida Paulista, para protestarem pelos direitos trabalhistas dos funcionários do McDonald´s no Brasil.Os funcionários da multinacional alegam que os motivos para o protesto tem a ver com as horas excessivas de trabalho, assédio moral e salários defasados, sendo que 40 países onde a rede se faz presente estão reivindicando outras melhorias.  

 
Funcionários protestam contra a multinacional / Foto: DivulgaçãoFuncionários protestam contra a multinacional / Foto: Divulgação 

A entidade que representa o Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo) fez um comunicado a imprensa nacional ressaltando a insatisfação e a falta de comprometimento da rede para com os funcionários.  

No Brasil, em fevereiro, funcionários da empresa em São Paulo ganharam na Justiça o direito de fazer com que ela pague exatamente o que a categoria deve receber. Cerca de 45.000 pessoas trabalham para o McDonald´s no Brasil, sendo que 60% delas estão no estado paulista.   

Foto: Divulgação Foto: Divulgação  

De acordo com a funcionária responsável da rede que opera no Shopping Sete Lagoas, as pequenas franquias não aderem a essas manifestações. “Nas grandes cidades, como Brasília e São Paulo isso é comum. No nosso restaurante a jornada de trabalho é de seis ou sete horas por dia, portanto, não nos sentimos lesados”, afirma.

Em nota, a companhia informa que respeita todas as manifestações sindicais e esclarece que os 46 mil funcionários da empresa são representados por 80 sindicatos em todo o País, conforme orientação do Ministério do Trabalho. "Temos convicção do cumprimento da legislação, seguida pela companhia desde a abertura do seu primeiro restaurante brasileiro, há 36 anos", afirma a companhia. 


Por Naiara Barbosa com Revista Exame



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks