Logo

Quatro novos residentes chegam a Sete Lagoas

Buscando uma especialização em Cirurgia Geral, Sete Lagoas foi à cidade escolhida por quatro recém-formados em medicina, dois em 2014 e dois em 2015. A Secretaria de Saúde, através do Dr. Caio Dutra, criou a gestão própria do Programa de Residência Médica na cidade. Este foi também um dos requisitos básicos para a vinda da Faculdade de Medicina para Sete Lagoas, que recebeu aprovação após a visita de profissionais do MEC, no final de 2013. Com duração de dois anos, os novos profissionais estão atuando, desde o início de março, no Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato (HM), Hospital Nossa Senhora das Graças, Policlínica e CEM.  


Foto: Divulgação Foto: Divulgação  

Em 2014, após parceria firmada entre a administração, HNSG e Unifemm, chegaram os primeiros residentes na cidade. Com especialidades diversas (Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Médico da Família) os estudantes que chegaram em 2014 irão concluir a residência no início do próximo ano. Durante dois anos os residentes passam por módulos estruturantes e recebem uma grade teórica, grupos de discussão de casos, corridas de leitos, provas escrita e de múltipla escolha, elaboração de TCC, Monografia ou Publicação Científica a ser apresentado no final do curso. 

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. 


Com Ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks