Logo

Setelagoano consome 89,8 litros/dia de água a mais do que é recomendado pela ONU

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Prefeitura de Sete Lagoas, através da Campanha “Salve a Água”, encerrou na última terça-feira (05) os workshops de incentivo para os educadores municipais e estaduais aderirem em sala de aula atividades com foco no uso consciente da água.

Educadores foram conscientizados para educar alunos / Foto: DivulgaçãoEducadores foram conscientizados para educar alunos / Foto: Divulgação

Durante os workshops foram repassados aos educadores informações sobre a situação dos recursos hídricos da cidade, Brasil e mundo. Eles também receberam dicas e subsídios sobre como trabalhar o tema com os alunos.

O geógrafo Brenner Henrique Maia Rodrigues, revelou dados importantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) o consumo médio de água por habitante/dia necessário é de 110 litros, e o consumo médio diário do setelagoano é de 199,8 litros/dia.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Na residência, locais onde se gasta mais água são o vaso sanitário, o chuveiro e a cozinha. Brenner chamou a atenção para um fato que poucos percebem: o consumo indireto de água nos produtos que adquirem. Por exemplo, para se produzir um pãozinho de sal de 100 mg são utilizados, em média, 160 litros de água. Em 100 gr de carne bovina são usados 1.540 litros; e em um copo de cerveja, 75 litros. Uma simples folha de papel consome, em seu processo de produção, 10 litros de água.

Ainda segundo o geógrafo, “para cada litro de óleo de cozinha descartado indevidamente na natureza são contaminados cerca de 20 mil litros de água de rios, lagos, córregos e praias. Além disso, a tubulação de esgoto também é danificada, causando entupimentos e outros problemas na rede”, exemplificou.

Para a diretora financeira e administrativa do SAAE, Maria Silvia de Vasconcelos, os workshops trouxeram bons resultados para a campanha. “Saímos desses encontros felizes com a receptividade dos educadores. Muitos deles se mostraram sensíveis e dispostos a nos ajudar e a levar adiante esta campanha, que é fundamental para mudar hábitos em relação ao consumo dos recursos hídricos, uma demanda que se faz urgente não somente em Sete Lagoas, como em todo o país”, afirmou a diretora.


Ascom SAAE



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks