Logo

Cervejeiros de plantão se deliciam com a bebida artesanal feita no 1º curso de fabricação em Sete Lagoas

O 1º Curso de Fabricação de Cerveja Artesanal de Sete Lagoas teve seu início no dia 12 de abril, mas a degustação da cerveja que foi produzida pelos alunos só foi acontecer mais de 44 dias depois. Isso porque o processo de produção da bebida requer tempo, em média um mês para o consumo. O líquido feito pelos “cervejeiros” é estimado como um produto mais simples, semelhante ao estilo da American Brown Ale, considerada pelos profissionais da área uma bebida refrescante. 


Integrantes do 1º Curso de fabricação de cerveja artesanal / Foto: HomebrewIntegrantes do 1º Curso de fabricação de cerveja artesanal / Foto: Homebrew

Para os idealizadores do curso Márcio de Oliveira Costa Junior (sommelier em cerveja) e seu sócio André de Almeida Lima, a ideia principal é estimular mais pessoas a fazerem cerveja na cidade e expandir o conceito que qualquer sujeito pode fabricar a sua própria cerveja, produzindo com mais sabor, cor e favorecendo o seu próprio paladar. “Alguns participaram do curso por curiosidade, outros para fazer e conhecer a técnica que é aplicada para produção. Eu acredito que 50% dessa turma vai estar fazendo a sua própria cerveja em casa” afirmou Márcio Júnior. 

A criatividade na hora de criar a cerveja caseira não tem padrão, não segue uma risca, podendo inserir vários ingredientes desde o malte até frutas cítricas na composição da bebida. No dia do curso, foram feitas no total 30 garrafas de 600 ml, um cálculo de 18 litros em média de cerveja. Para quem deseja se aventurar no ramo, os equipamentos necessários para produzir o líquido amarelado se baseia em barril fermentador, fogão de alta pressão, panela com fundo falso, chiller ( resfriador) e geladeira para que o controle de temperatura seja monitorado. 

“Eu achei a didática da preleção excelente. A parte prática é muito eficaz desde o primeiro passo até o último. Eu já tenho um pouco de conhecimento nessa área, pois fiz outro curso com mestre cervejeiro, só que foi em escala industrial. Recomendo o curso para quem deseja descobrir mais sobre esse universo da cervejaria e quem sabe criar a sua própria marca de cerveja caseira” contou um dos participantes do curso Vitor Henrique Lopes Rubin. 

Já o processo de produção em pequena escala se fundamenta nos pilares: fabricação + fermentação + maturação + engarrafamento, não havendo a fragmentação da mesma. As principais matérias-primas utilizadas são: água, malte, lúpulo e fermento. Outro aluno que esteve presente, Guilherme Oliveira, fez questão de ceder o espaço de lazer da sua casa para receber os amigos que fizeram parte do curso e afirmou que já comprou alguns equipamentos para fabricar a sua própria cerveja. “O curso teve uma duração de sete horas, agora eu já tenho noção de como fazer a minha bebida. Receber os participantes do curso em minha residência foi muito legal, ficamos degustando a cerveja a tarde toda”, disse. 


Foto: HomebrewFoto: Homebrew

No dia 7 de junho acontecerá o segundo curso de fabricação de cerveja artesanal em Sete Lagoas, no Templo 8 Espaço Cultural, e fique esperto pois as vagas são limitadas. O valor da inscrição gira em torno de R$260,00 podendo ser pago no cartão de crédito.  
Apoio: Incrível Rock, Japinha Sushi, Carnes & Afins, Pimenta Rosa 




Por Naiara Barbosa



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks