Logo

V Fórum Empresarial do Mercosul gera conhecimento para projeto tecnológico na cidade

O V Fórum Empresarial do Mercosul aconteceu ontem (15), na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. Representantes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Prefeitura de Sete Lagoas e da Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (FUMEP) participaram do evento que abordou temas relevantes para aquisição de conhecimento em relação ao projeto do Centro Tecnológico do município.

O evento contou com Workshop de Startups além de palestras do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Vilela, para quem "o mundo irá se desenvolver por meio dos jovens, que têm a inovação em seu DNA", de investidores e empreendedores do Chile, Equador, Colômbia, Argentina e Brasil, como também cases de sucesso internacional de startups.

Representantes de Sete Lagoas no Fórum Empresarial / Foto: Ascom Prefeitura  Representantes de Sete Lagoas no Fórum Empresarial / Foto: Ascom Prefeitura

O primeiro painel do evento apresentou o ecossistema de empreendedorismo e inovação no Mercosul e o segundo discutiu desafios e novas perspectivas das startups no bloco. O subsecretário de Tecnologia e Inovação do Governo de Minas, Leonardo Dias, aproveitou a ocasião para anunciar o retorno do SEED, programa do Governo de Minas de Apoio às Startups, até o final do ano. "Teremos duas etapas nessa nova fase: uma no final desse ano e outra em 2016. Inclusive queremos expandir o programa para o interior, levando 'mini-SEEDs' para 17 regiões do Estado", informou.

A secretária Kátia Nogueira comentou que o evento serviu para mostrar que o modelo do SEED não é único. "As startups fazem parte do mundo globalizado. A Prefeitura de Sete Lagoas está buscando trazer este modelo global para a realidade local dentro do conceito de empreendedorismo e desenvolvimento que o prefeito Marcio Reinaldo tem imprimido no município”.

Para a vice-presidente da FUMEP, Soraia dos Reis Moreira Souza, "é um exemplo muito bom pra gente, que viu que é um investimento que dá retorno, que dá certo. Mostrou que os jovens têm experiências positivas, por isso temos que investir nas ideias dos jovens", emendou.

Os cases apresentados reforçaram a opinião de Alan Leite, CEO da aceleradora StartupFarm, de que, com investimentos certos, é possível desenvolver ideias ao mesmo tempo inovadoras e lucrativas. "Entre mudar o mundo e ganhar dinheiro, fique com os dois", concluiu


Ascom Prefeitura SL



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks