Logo

V Plenária Municipal de Saúde elege 32 delegados e 56 propostas

V Plenária Municipal de Saúde realizada na última sexta-feira no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), abordou o tema “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. O evento direcionado pela Secretaria de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), reuniu mais de 270 pessoas dentre gestores, prestadores, usuários, trabalhadores, participantes e convidados.

Auditório UNIFEMM / Foto: Reprodução FacebookAuditório UNIFEMM / Foto: Reprodução Facebook

A Plenária também elegeu 32 delegados e 56 propostas que serão levadas para a 8ª Conferência Estadual de Saúde que acontecerá no mês de Setembro em Belo Horizonte.

O Secretário de Saúde, Breno Simões, mencionou a importância da plenária e a participação social. “Este evento visa impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A participação de todos é essencial neste contexto”, lembrou. O Superintendente Regional de Saúde, Jean Carlos, também destacou a relevância do evento. “A Plenária é um fórum democrático. Não existe outro setor tão democrático como a saúde”.

Para um melhor desempenho das atividades na Plenária, oito grupos de trabalho foram separados pelo Conselho Nacional de Saúde. Nos grupos foram eleitos os delegados e criadas as propostas para votação. Na parte da tarde os grupos apresentaram suas propostas, que foram votadas pelos delegados presentes, sendo que estes tiveram direito de voz e voto, expressando opiniões, argumentos e fazendo da Plenária um momento de participação popular e cidadania.

Algumas Propostas apresentadas:

• Criar nos municípios um banco de dados com número de cadastro e protocolos para a marcação de especialidades, exames e procedimentos, ou seja, informatizar para que dessa maneira os usuários possam acompanhar a sua solicitação via internet.

• Promover campanhas em vários meios de comunicação de massa objetivando conscientização da população em relação aos seus direitos e deveres, como usuários do SUS bem como sobre os recursos disponibilizados na rede hierarquizada de saúde.

• Criar índice de reajuste da tabela do SUS com revisão atualizada anualmente, equilibrando com valores do mercado com fiscalização pertinente.

A mesa de votação foi presidida pelo Presidente do Conselho, Gercino Reis e pela Subsecretária de Gestão de Saúde, Lenira Maia. Também participaram do evento o vice-prefeito, Dr. Ronaldo João; os vereadores Pastor Alcides e João Evangelista.


Da redação com Ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks