Logo

Secretaria de Saúde apresenta Relatório de Gestão do SUS e promete concluir Hospital em Sete Lagoas

O secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, apresentou nessa segunda-feira (3), o Relatório de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, referente ao 1º quadrimestre de 2015, durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. De acordo com o secretário, o governo estadual já regularizou o aporte de recursos destinados à saúde.

No início do ano houve atraso nos repasses feitos pelo Governo Federal, o que exigiu um esforço na gestão da Saúde. “Estes primeiros quatro meses foram voltados para colocar as contas em dia em programas como Pro-Hosp, Rede de Urgência e Emergência, Atenção Primária, SAMU”, destacou o secretário.

Feitos os ajustes, o Governo do Estado autorizou a retomada imediata das obras no Hospital João Paulo II, com a expectativa de entrega até o final desse ano. Esta é uma prioridade em relação aos equipamentos da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).

Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, durante audiência na Assembleia/ Foto: Guilherme Bergamini/ ALMSecretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, durante audiência na Assembleia/ Foto: Guilherme Bergamini/ ALM
“No restante do estado, os hospitais da Fhemig estão normalizados. Quanto aos hospitais contratados, filantrópicos na grande maioria, há problemas pontuais e muitos são geridos pelos municípios”, esclareceu Fausto dos Santos.

Sobre os hospitais regionais, o secretário afirma que a expectativa é inaugurar a unidade de Uberaba e concluir as obras dos hospitais de Divinópolis, Juiz de Fora, Sete Lagoas e Governador Valadares. Outros estão em fase de negociações.

Fausto Pereira dos Santos disse que o Governo irá apostar em todas as alternativas para ajustar a distribuição de medicamentos e a prioridade é ajustar a questão com o operador logístico. Segundo a assessora de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, foi firmado um convênio com os Correios para otimizar a distribuição, e a conferência da carga será feita por contingente da Polícia Militar. 

O secretário destacou ainda que, com relação às cirurgias eletivas, o Governo Federal publicou portaria aprovando o pagamento retroativo até fevereiro de 2015, o que foi repassado para os municípios e aos prestadores, e na sequência publicou uma portaria com os valores de 2015.

Com Ascom Saúde MG



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks