Logo

Problemas ambientais é tema de palestra do filósofo Leonardo Boff no UNIFEMM

Duas visões antagônicas. Nesta última semana, o Auditório do UNIFEMM se mostrou um palco democrático e recebeu palestras com o mesmo tema, mas com opiniões totalmente diferentes. Enquanto na segunda (3), o Príncipe Dom Bertrand defendeu que não existe um desequilíbrio ambiental para explicar o aquecimento global, nesta quarta-feira foi a vez do filósofo, teólogo e escritor Leonardo Boff afirmar que o planeta está doente e é preciso se tomar atitudes urgentes para salvar o meio ambiente.
 
Filósofo Leonardo Boff participou do projeto Sempre um Papo / Foto: Unifemm  Filósofo Leonardo Boff participou do projeto Sempre um Papo / Foto: Unifemm

Leonardo Boff veio ao UNIFEMM, através do projeto Sempre um Papo, para lançar seu mais novo livro, intitulado “As Quatro Ecologias – Ambiental, Política e Social, Mental e Integral”. Inicialmente lançado como vídeo, o trabalho foi readaptado para o formato livro+DVD e é uma proposta de reflexão atual sobre questões ambientais urgentes. “A ecologia, mais do que uma técnica de gerenciamento de recursos escassos, é uma arte, uma nova relação com a natureza. É uma relação de sinergia, de cooperação e convivência e não uma relação de exploração ou dominação, mas de mutualidade. Afinal, a natureza nos dá tudo para vivermos e devemos devolver em respeito”, explicou. Mas para ele, a ocupação humana não está respeitando esta reciprocidade. 

Em tempos de crise hídrica, o autor também abordou o tema da Encíclica do Papa Francisco, com o título “Laudato si – sobre o cuidado da casa comum”, lançada em junho deste ano e tratou sobre o tema ambiental. Parte do texto contou com a contribuição direta do filósofo Leonardo Boff. “Eu creio que o Papa Francisco é a principal voz para ajudar a despertar o mundo para a questão. Pois é o único com coragem de dizer que o causador principal do aquecimento global e, especialmente, da pobreza dos povos é o sistema capitalista”, avaliou. 

Com mais de 70 livros publicados, Leonardo Boff é doutor em teologia e filosofia no Brasil e na Alemanha. Em 2001, recebeu o prêmio Nobel Alternativo da Paz, em Estocolmo, na Suécia. 

Com Unifemm



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks