Logo

Chuva e temperaturas elevadas são combinações perfeitas para a proliferação da Dengue

As últimas chuvas trouxeram frescor e deixou a vegetação bem verdinha, um ganho para a humanidade, principalmente após um período logo de seca que tem ocasionado a crise hídrica. O clima chuvoso possui seus benefícios, mas a água limpa parada e temperaturas elevadas são combinações perfeitas para a proliferação do mosquito da dengue.

O mosquito Aedes Aegypti que é parecido com o pernilongo se prolifera em locais que reservam água como: pneus, vaso de planta, caixa d’água destampada, tampinhas espalhadas no quintal etc.

Não deixe a água parada, ajude a combater a dengue / Foto: wp.clicrles.com.brNão deixe a água parada, ajude a combater a dengue / Foto: wp.clicrles.com.br

São quatro tipos de vírus transmitidos pelo mosquito, DENV-1, DENV-2, DENV-3, e DENV-4. Quando uma pessoa contrai a dengue, fica imune apenas ao vírus que a infectou, ou seja, há mais três vírus diferentes que podem atingir a mesma pessoa. Os sintomas duram por 5 a 7 dias e são eles: forte dor de cabeça, febre, dor ocular severa (atrás dos olhos), dor nas articulações, dor muscular, erupção cutânea e leve manifestação de sangramento (nariz ou gengiva, hematomas, etc).

Ainda não foi criada vacinas ou medicação específica para tratamento da dengue. O melhor recurso é a prevenção, o combate ao mosquito, eliminando os recursos de sua proliferação (qualquer recipiente de água parada). Os médicos recomendam aos pacientes infectados a descansar e beber bastante líquido para evitar a desidratação.


Por Tatiane Guimarães



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks