Logo

Que valor tem sua vida? Semana Nacional do Trânsito incentiva mudança de comportamento

A “Semana Nacional do Trânsito” é comemorada de 18 a 25 de setembro, tendo como tema neste ano de 2015, “Seja Você a Mudança no Trânsito!” Dentro deste objetivo, nesta sexta-feira (18), às 9 horas, foi realizada no auditório da Casa da Cultura, a cerimônia de abertura da “Semana”, com a realização de uma palestra proferida pelo assessor jurídico da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (Seltrans), Waldeir Velloso, que contou com a presença do secretário coronel Sílvio Augusto, servidores da Seltrans, convidados de demais secretarias, do comandante da 14ª Companhia de Missões Especiais da PM,tenente coronel Ivan Alves e do cabo Welton da Silva.

De acordo com o secretário coronel Sílvio, o próprio tema da “Semana Nacional do Trânsito” é sugestivo. Segundo ele, entre os grandes problemas que temos na sociedade hoje, um é a questão da Segurança e o outro envolve a realidade do Trânsito, onde se perdem muitas vidas.

Cerimônia de abertura da Semana no auditório da Casa da Cultura/ Foto: divulgação prefeituraCerimônia de abertura da Semana no auditório da Casa da Cultura/ Foto: divulgação prefeitura

“Através da campanha 'Maio Amarelo' da Organização das Nações Unidas (ONU), acompanhamos os diversos problemas.Ao falar do 'Plano de Mobilidade Urbana' deparamos com o pouco interesse e participação. Também o tema da redução de velocidade tem dominado a mídia e o Brasil tem automaticamente conseguido alguns resultados positivos. Realmente, o que a gente precisa é de mudança no comportamento do condutor. Algumas coisas já são perceptíveis. Um exemplo disso é o respeito à velocidade que tem acontecido em locais sinalizados.”

Em sua palestra, Waldeir Velloso levantou a questão: “Que valor tem sua vida?” Segundo ele, a mudança no trânsito tem que ser feita por nós mesmos. “Há números assustadores no seguimento e que nem mesmo assim, sensibiliza muito os condutores: até maio, a frota mundial de veículos levantada já era de 1.050.000.000, a nacional é de 75.000.000, a de Minas é de 9.000.000 e a de Sete Lagoas era de 120 mil.”

“No mundo acontecem 1,2 milhões de mortes por ano no trânsito, no Brasil ocorrem 400.000 acidentes com 40.000 mortes, sendo que 25% são em motos. Assim sendo, se não houver sabedoria para a utilização do automóvel, ele se torna uma arma. É necessário haver uma educação, sobretudo desde o ensino fundamental. Nesse sentido, seria importante que houvesse a inclusão na grade curricular dos alunos, de uma disciplina de educação no trânsito.”, avalia o assessor jurídico.

Com Ascom Prefeitura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks