Logo

Chargista Máspole tem obras expostas no 1º Festival Veredas de Humor

Como parte integrante do 1º Festival Veredas de Humor, foi aberta na manhã da última sexta-feira (2), a exposição “Máspole: O Chargista Sete-lagoano”, na galeria A+ Arts. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o Instituto Veredas e conta com a curadoria do comunicador e artista Dmtrius Cotta.

O Publicitário Máspole Geraldo França nasceu em Inhaúma e mudou-se para Sete Lagoas quando criança. Ainda muito jovem, foi convidado para trabalhar na Rede Globo de Televisão em Belo Horizonte e, após pouco tempo de trabalho, transferido para a cidade de São Paulo, onde trabalhou no Departamento de Jornalismo da Rede Globo de Televisão, em rede nacional. 

Máspole era uma pessoa de humor extrovertido e sempre fiel aos seus princípios pautados em uma trajetória de muito trabalho. No ano de 1979, o chargista volta para Sete Lagoas, onde monta seu próprio negócio, dedicando-se aos desenhos e animações gráficas. Nesta época, suas criações transpuseram barreiras rumo aos limites do imaginário popular em diversos jornais regionais e nacionais, tendo sua expressividade reconhecida pelo grande público. Após mais de 30 anos dedicados a Sete Lagoas, o artista faleceu em 22 de julho de 2010, deixando um incrível acervo artístico e imensa saudade nos seus admiradores.

Comissão do Festival na exposição Máspole/ Foto: divulgação prefeituraComissão do Festival na exposição Máspole/ Foto: divulgação prefeitura

Em “Máspole: O Chargista Sete-lagoano”, são apresentadas obras de um artista que com forte apelo gráfico e muito bom humor, fazia críticas ao cenário político e o cotidiano da sociedade. A abertura da mostra contou com a presença de familiares do artista, como sua filha Ludmila Alves França, que ressaltou a alegria em ver pela primeira vez a exposição.

“O meu pai era uma pessoa muito dedicada ao trabalho e esse amor ao que ele fazia pôde ser facilmente visto na sua obra. Ele tinha um pensamento muito crítico sobre o momento político e social que a gente vivia e levou isso ao público de maneira muito inteligente. È muito gratificante ver sua genialidade sendo reconhecida” ressaltou. 

A exposição fica em cartaz até o dia 31 de outubro, de segunda à sexta, a partir das 10 horas.

Segundo Regina Márcia Fernandino Fonseca Moura, idealizadora do festival, o desenvolvimento cultural decorrente deste trabalho abrirá uma nova página na história da cidade: “O Festival é uma iniciativa muito ousada que, graças aos nossos grandes parceiros, tomou uma dimensão grandiosa. Temos aqui a participação de grandes artistas do mundo todo e este sucesso traz resultados muito positivos para o cenário cultural do município”, afirma.

Com Ascom Prefeitura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks