Logo

Hospital Municipal implanta sistema de Protocolos de Segurança do Paciente

Visando garantir a Segurança do Paciente dentro do Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato (HM), a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde implantou os protocolos fazem parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde.

Seis protocolos foram instalados na instituição, são eles: Cirurgia Segura; Identificação do Paciente; Prevenção de Úlceras por Pressão; Prevenção de Quedas; Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos e Higienização das Mãos.

Os funcionários receberam capacitação para instalar o sistema/Foto: Ascom PrefeituraOs funcionários receberam capacitação para instalar o sistema/Foto: Ascom Prefeitura

Desde a última semana, os funcionários do HM estão sendo capacitados para a efetivação da implantação. Com o slogan “Segurança do Paciente: Vidas Protegidas Por Nossas Mãos”, uma identidade visual foi criada para dar vida a campanha. Os protocolos desenvolvidos visam orientar profissionais na ampliação da segurança do paciente nos serviços de saúde.

Além deles, prevê a notificação de eventos adversos associados à assistência do paciente, bem como a chamada pública do setor produtivo da saúde para apresentação de medidas de ampliação da segurança dos pacientes em serviços de saúde.

Os Protocolos e seus objetivos

Cirurgia Segura - A finalidade deste protocolo é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura (chek list);

Identificação do Paciente - Garantir a correta identificação do paciente, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes. O processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina.

Prevenção de úlceras por pressão- Promover a prevenção da ocorrência de úlcera por pressão (UPP) e outras lesões da pele em pacientes independentes e acamados.

Prevenção de quedas - Reduzir a ocorrência de queda de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente, por meio da implantação/implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro, e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais.

Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos - Promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde.

Higienização das mãos - Instituir e promover a higiene das mãos nos serviços de saúde do país com o intuito de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), visando à segurança do paciente, dos profissionais de saúde e de todos aqueles envolvidos nos cuidados aos pacientes.

Com Ascom Prefeitura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks