Logo

Prefeitura realiza Censo para revelar perfil da população de rua em Sete Lagoas

A secretaria de Assistência Social em parceria com o Centro Regional de Referência em Drogas (CRR-UFMG) realizou um evento para apresentação dos resultados do censo de população em situação de rua no município, na tarde dessa quarta-feira (14), na Casa da Cultura.

A iniciativa teve o objetivo de realizar a contagem da população que vive nas ruas de Sete Lagoas, bem como o diagnóstico qualitativo de suas condições de vida e os fatores determinantes para que esses indivíduos chegassem a tal situação. Para isso, foram necessárias ferramentas de estudo capazes de classificar a população segundo tipologias sociais, trajetórias de vida, perfis de gênero entre outros aspectos que contextualizam o quadro em que vivem estas pessoas.

De acordo com a prefeitura, os diagnósticos obtidos permitirão às competências da Assistência Social no município, alcançar resultados mais refinados e específicos, caminhando rumo a iniciativas que minimizem os problemas da população de rua e aperfeiçoem os serviços oferecidos pela rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Evento para apresentação dos resultados do censo de população em situação de rua/ Foto: divulgação prefeituraEvento para apresentação dos resultados do censo de população em situação de rua/ Foto: divulgação prefeitura

O evento contou com a presença do professor de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Doutor Frederico Garcia, que coordenou grupo de pesquisadores do Centro de Referência em Drogas na realização do censo.

Para Garcia a grande importância do censo é “trazer informações atualizadas sobre a população em situação de rua e sobre a avaliação dos serviços da Prefeitura, possibilitando que as políticas públicas sejam mais bem pensadas. Ele é o ponto de partida para que criemos soluções eficientes, através de uma realidade que nem sempre somos capazes de enxergar”.

Na oportunidade, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Lygia Guimarães, agradeceu aos apoiadores na realização do censo, ressaltando o seu otimismo com as futuras estratégias subsidiadas pelo documento. “Esperamos que através deste trabalho, a gente consiga encontrar um caminho produtivo na execução de projetos que trabalhem a cidadania do município”, afirma.

Em sua fala, a secretária de Assistência Social Dilma Schwenck, também destacou a necessária realização do estudo para a definição de estratégias que primem pelos direitos da população de rua. “É muito importante que todas as esferas sociais entendam que a pessoa de rua não pode ser marginalizada. Para isso, nos apoiamos nesse documento, que permitirá a reflexão valiosa em torno do assunto e dará um norte para traçarmos políticas que valorizem estas pessoas, tornando válidos os seus direitos”, afirma.

Com Ascom Prefeitura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks