Logo

Reunião com prefeito expõe importância da atividade de equoterapia para pessoas com necessidades especiais

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza os recursos do cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Esportes, buscando o desenvolvimento físico, psíquico e social de pessoas com deficiência, autismo, bem como outras necessidades específicas.

Nesse sentido, nesta segunda-feira (16), às 15h, foi realizada no gabinete do prefeito Marcio Reinaldo, reunião com membros do Centro de Equoterapia que já existe em Sete Lagoas desde 2010, regularizado com toda estrutura e equipe técnica exigida pela Associação Nacional de Equoterapia ANDE-BRASIL.

Um anteprojeto tramita na Câmara Municipal para que a prática se torne uma opção terapêutica de saúde pública/Foto:José Geraldo SoaresUm anteprojeto tramita na Câmara Municipal para que a prática se torne uma opção terapêutica de saúde pública/Foto:José Geraldo Soares

A reunião contou com a participação da vereadora Marli de Luquinha, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo, Egmar Gonçalves, e do procurador geral do município Helisson Rocha. Atualmente, o Centro de Equitação e Equoterapia Gileade (CEEG) funciona em uma estrada de terra ao final da Rua Ervália, no Bairro Iporanga II.

O encontro com o prefeito discutiu a viabilidade de um novo terreno no Bairro Padre Teodoro para o desenvolvimento do importante projeto.

Também foi falado sobre o Anteprojeto de Lei 76/2013, de autoria da vereador Marli de Luquinha, que “institui o Programa Municipal de Equoterapia como opção terapêutica de saúde pública para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida ou outras necessidades específicas no município de Sete Lagoas”. O objetivo é que esse Anteprojeto torne-se Projeto de Lei, a fim de que após aprovação na Câmara Municipal, seja sancionado como Lei Municipal.

De acordo com o Anteprojeto, o Programa Municipal de Equorerapia consiste no atendimento à saúde e educação às pessoas com necessidades específicas, nas áreas de habilitação, reabilitação e social, sendo indicada também às pessoas com distúrbios evolutivos e/ou comportamentais.

Para o desenvolvimento do Projeto, é necessário um local apropriado, dentro das normas estabelecidas e exigidas pela Associação Nacional de Equoterapia ANDE-BRASIL, localizada em Brasília, como uma pista de areia com medidas estabelecidas; cavalos treinados para a prática; baias, rampa de montaria para cadeirantes, sala de fisioterapia e psicologia, banheiros adaptados, uma equipe multidisciplinar treinada na ANDE, composta no mínimo por um profissional de Equitação, um fisioterapeuta, um psicólogo e um médico responsável.

Com Ascom Prefeitura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks