Logo

SENAC inicia três cursos do Pronatec, entenda o programa

Os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que serão ministrados no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), tiveram início nesta terça-feira (17), às 8h, com a presença da secretária escolar do SENAC Renata Félix, e dos secretários municipais Egmar Gonçalves (Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo) e Dilma Schwenck (Assistência Social).

Os cursos que contarão com turmas de Almoxarife, de Recepcionista em Meios de Hospedagem e três turmas de Operador de Caixa, foram solicitados pela Prefeitura Municipal aos Ministérios de Desenvolvimento Social (MDS) e do Turismo, sendo vinculados às Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo.

Os cursos acontecem em uma parceria entre o SENAC em Minas, a Prefeitura Municipal e o Governo Federal, sendo que as aulas serão realizadas de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, com duração até março de 2016.

Início dos cursos do Pronatec no SENAC/Foto: José Geraldo Barbosa/ Ascom PrefeituraInício dos cursos do Pronatec no SENAC/Foto: José Geraldo Barbosa/ Ascom Prefeitura

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. A Partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.

De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Com Ascom Prefeitura e MEC



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks