Logo

População poderá gerar ocorrências relacionadas ao SAAE por celular

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Faculdade Cenecista assinaram convênio para desenvolver um sistema que tem como base o gerenciamento de ocorrências de água e esgoto através de um aplicativo de celular. Com o uso do aplicativo será possível qualificar o atendimento de ocorrências. Hoje, solicitação de serviços desta natureza são feitas exclusivamente pelo 115.

Com a nova tecnologia em desenvolvimento, o usuário poderá tirar fotos de incidentes relacionadas à água e esgoto – como exemplo, os vazamentos - e enviar a descrição do problema e fotos para o SAAE, o que vai gerar automaticamente uma ordem de serviço. O trabalho poderá ser acompanhado pelo solicitante, que terá o retorno imediato assim que o serviço for executado.

A Faculdade Cenecista de Sete Lagoas realiza semestralmente um projeto interdisciplinar, denominado Projeto Integrador. Ele visa correlacionar as disciplinas de cada período, buscando fazer com que os alunos coloquem em prática os conteúdos abordados, e fiquem mais preparados para o mercado de trabalho.

Evento Infotecnec na Faculdade Cenecista/Foto: divulgação SAAEEvento Infotecnec na Faculdade Cenecista/Foto: divulgação SAAE

Sob a coordenação do professor Orlando Silva Junior, os alunos que desenvolveram o aplicativo são Thiago Abreu Rodrigues, Darlisson dos Santos Fonseca, Diego Emerick Sousa e Ittalo Leon Carlos Fonseca.

“A princípio, o projeto deles não tinha um foco específico em nenhum tipo de ocorrência. Entretanto, como o trabalho foi extremamente elogiado pelos professores avaliadores, um deles me passou os dados do presidente do SAAE e eu entrei em contato com ele para mostrá-lo o aplicativo, pois considerava que o mesmo poderia ser muito útil para a autarquia. Marquei uma reunião, apresentei o projeto e ele se interessou muito.”, contou o professor Orlando.

De acordo com o professor, foi a partir desse interesse que a Faculdade Cenecista e o SAAE assinaram um convênio durante o Infotecnec, que aconteceu na semana de 16 a 20 de novembro. Agora os alunos vão continuar a desenvolver o projeto com o apoio do SAAE.

Orlando explicou que o sistema permite ainda visualizar as áreas com maior quantidade de ocorrências e o andamento dos reparos, que também poderá ser acompanhado pela população, através do aplicativo no celular.

“Com esse projeto os alunos terão uma excelente oportunidade de aprendizado e preparação para o mercado de trabalho, inclusive provavelmente criando uma empresa startup. E o SAAE terá um sistema com o que há de mais moderno para o gerenciamento das ocorrências, trazendo mais comodidade e agilidade à população”, concluiu.

Para o presidente do SAAE Marcos Joaquim Matoso, o aplicativo pode fazer a diferença. “É um sistema voltado para a população, tecnologia acessível que vai colaborar muito para agilizar a execução dos serviços prestados pela autarquia”, avalia.

Por Cristiane Cândido com Ascom SAAE



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks