Logo

Seminário apresenta ferramenta para garantir e aprimorar a educação no Brasil

Foi realizado na terça-feira (1º) no auditório do Centro Universitário (UNIFEMM), o Seminário “Construção da Base Nacional Comum Curricular” (BNC). O objetivo do evento foi deixar claro o direito dos estudantes brasileiros de ter acesso e apropriar seus conhecimentos durante a trajetória na educação básica, ano a ano, desde o ingresso na creche até o fim do ensino médio. Com a Base, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.

A Base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares. Com a BNC os educadores saberão quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas.

O seminário Seminário “Construção da Base Nacional Comum Curricular” foi realizado no UNIFEMM com participação de 18 cidades mineiras / Foto: José Geraldo Soares BarbosaO seminário Seminário “Construção da Base Nacional Comum Curricular” foi realizado no UNIFEMM com participação de 18 cidades mineiras / Foto: José Geraldo Soares Barbosa

Além disso, a Base é parte do Currículo e orienta a formulação do projeto “Político-Pedagógico” das escolas, permitindo maior articulação deste. A partir da Base, os mais de dois milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.

Participaram do evento 18 municípios, sendo eles: Araçaí, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Maravilhas, Matozinhos, Papagaios, Paraopeba, Pompéu, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Sete Lagoas.


Da redação com Ascom PMSL



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks