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Programa Mente Inovadora vai ser implantado na rede educadora do muncípio

Foi realizada na última segunda-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma reunião entre diretores e pedagogos das Escolas Municipais para implantação do Programa Mente Inovadora da Mind Lab. O encontro contou com a presença do gestor pedagógico da MindLab de Minas Gerais, Thiago Zola, que explanou aos presentes sobre as origens da empresa, sua fundação e as importantes contribuições da metodologia na área educacional de diversos países do mundo.

Os pilares do Mente Inovadora consistem em jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e a mediação de professores, com foco na melhoria da aprendizagem e da qualidade da educação. O gestor informou, dentre outras coisas, sobre o material que as escolas receberão e o suporte pedagógico e operacional: plataforma online para aulas e aprofundamento de conhecimentos, bem como aulas mensais de forma presencial no município, ministradas por profissionais da Mind Lab.

Os professores receberam capacitação para implantação do método/Foto:Ascom PrefeituraOs professores receberam capacitação para implantação do método/Foto:Ascom Prefeitura

Inicialmente, cincoinstituições do município terão a metodologia inserida em seu currículo, sendo elas as escolas municipais “Professor Edson Abreu”, “Dalva Ferreira Diniz”, “Helena Rodrigues Branco”, “Professor Marcos Valentino” e “Vasco Damião”. Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental serão contemplados no projeto piloto a ser desenvolvido em 2016 e, de acordo com o gestor de relacionamento da MindLab, Júnio Valadares, essas instituições já começam a receber o material (kit da escola, kit do aluno e kit do professor) ainda neste mês. Além disso, é previsto que entre os dias 01 e 05 de fevereiro de 2016, haverá capacitação para todos os docentes das escolas contempladas.

Para apresentar, na prática, o desenvolvimento de habilidades a partir de jogos de raciocínio, Thiago Zola realizou entre os educadores as mesmas atividades a serem ministradas com os alunos. O gestor alertou que os jogos pedagógicos não devem ser utilizados meramente como brinquedos, mas como recursos que, se bem utilizados, auxiliam o professor no processo de ensino-aprendizagem, visto que sozinhos ou aliados a outras atividades, podem desenvolver ou potencializar habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

Com Ascom Prefeitura



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