Logo

HNSG adere ao Luto pela Saúde convocado pela Federassantas

A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais –Federassantas –convocou as instituições filantrópicas do estado a participar do Luto pela Saúde. A mobilização teve início nesta quarta-feira (2) e visa protestar pelo descaso com que são tratadas as instituições filantrópicas, hoje responsáveis por mais de 70% do atendimento SUS no Estado de Minas Gerais. O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) aderiu ao Luto.

O que motivou a mobilização da Federassantas foi à decisão tomada pelo Ministério da Saúde em parcelar os repasses dos recursos federais relativos ao Teto MAC - Média e Alta Complexidade, referentes ao mês de dezembro de 2015.

No estado são 731 hospitais, dos quais 322 são filantrópicos. Eles mantêm 18.794 leitos para o SUS e, de janeiro a agosto de 2015, alcançaram faturamento aproximado de R$348 milhões com serviços ambulatoriais e R$715 milhões com internação.

O HNSG aderiu ao Luto pela Saúde/ Foto: divulgação HNSGO HNSG aderiu ao Luto pela Saúde/ Foto: divulgação HNSG

Os procedimentos de média e de alta complexidade são financiados com recursos do teto MAC, de acordo como nível de complexidade e a forma de financiamento definido para cada procedimento da tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais.

Em assembleia geral extraordinária da Federassantas realizada no dia 12 de novembro, os representantes dos hospitais apresentaram diversas sugestões, entre elas, manifestações públicas e presenciais na sede do governo e assembleia legislativa, com apoio de COSEMS e do MP.

No caso de parcelamento ou falta de repasses, será convocada manifestação pública no dia 16 de dezembro. A Federassantas reforça que é contra a paralisação, mas que os hospitais precisam ser ouvidos.

Com Ascom HNSG



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks