Logo

Sete Lagoas tem Polícia mal estruturada e judiciário capenga, diz delegada

Um encontro articulado por autoridades de Sete Lagoas debateu junto a membros do Comando Geral da Polícia Militar (PM), temas ligados a segurança pública na tarde dessa segunda-feira (25). A reunião surgiu diante dos constantes homicídios e o aumento da violência na cidade.

Participaram do encontro o Comandante regional da PM, Coronel Prates, o Tenente Coronel da 14ª companhia de Missões Especiais Ivan, o Prefeito Municipal Marcio Reinaldo, Deputado Estadual Douglas Melo, Delegadas da Polícia Civil Mariza Andrade e Fernanda Mara, Presidente da OAB de Sete Lagoas Benjamim Sebastião, integrantes da Guarda Municipal, vereadores e representantes de conselhos de segurança pública do município.

A reunião surgiu diante dos constantes homicídios e o aumento da violência na cidade/ Foto: Maíra AlmeidaA reunião surgiu diante dos constantes homicídios e o aumento da violência na cidade/ Foto: Maíra Almeida

O objetivo do encontro era apresentar propostas de trabalho, e as medidas emergenciais envolvendo a área da segurança, além de estreitar a parceria entre os órgãos de segurança do município e os empresários locais.

A Delegada de Homicídios Drª Mariza Andrade destacou que em Sete Lagoas não há mais zonas específicas de criminalidade. “Nesses últimos tempos as ocorrências tem se disseminado, dificultando o trabalho das polícias. Não há uma região pré determinada de alto índice de crimes cometidos. Hoje estamos nos deparando com pessoas que não são conhecidas da polícia e estão matando. Toda ação de levantamentos inicia-se no local do crime, sendo realizada a perícia e instauração do inquérito.”

Para a Delegada Fernanda Mara, que comanda a delegacia Anti-drogas, um dos problemas enfrentados é a falta de estrutura e a morosidade por parte do poder judiciário. “Só em 2015 entregamos aproximadamente 500 inquéritos pra justiça que serão julgados em 2021. Como que se faz justiça dessa forma? E os crimes com prescrição pequena? Nem são julgados. O judiciário precisa ser reestruturado. As delegacias aqui são precárias, sem nenhuma estrutura física e pessoal. Fazemos muito além do que temos condição, realizamos prisões, montamos inúmeras operações de sucesso. Infelizmente temos uma Polícia mal estruturada e um judiciário capenga.”

Sete Lagoas tem Polícia mal estruturada e judiciário capenga, diz delegada/ Foto: Maíra AlmeidaSete Lagoas tem Polícia mal estruturada e judiciário capenga, diz delegada/ Foto: Maíra Almeida

Algumas cadeiras não foram preenchidas durante a reunião. Nenhum representante do poder Judiciário e do Ministério Público participou do encontro.

De acordo com o coronel Prates, o foco do problema na cidade tem sido o tráfico de drogas. Ele pediu a ajuda da população que deve utilizar o 181 para realizar denúncias anônimas. “Esse programa tem metas, e todas as denuncias são investigadas com uma atenção maior”, disse.

Prates falou também sobre o problema do 190 que tem recebido inúmeras reclamações sobre o não funcionamento. “Fiquei surpreso com essa reclamação. O 190 é a porta de entrada da PM, o problema já está sendo solucionado. Identificamos que é por causa de problemas com a operadora” ressaltou.

Como medidas, o Coronel Prates apresentou algumas decisões que vão contribuir para a melhoria do bem estar da população.

*A instalação do Grupo especializado no combate ao crime organizado, (GAECO) no município.
* 90 soldados vão iniciar o curso em Sete Lagoas em Julho e vão integrar o pelotão da cidade.
* Toda a frota de viaturas será trocada pelo governo do estado; essas viaturas já estão sendo equipadas.
*Construção do prédio da 14ª Companhia de Missões Especiais (CiaMESP).
*13 ex-policiais foram reconvocados para aumentar o efetivo militar.
*Uma equipe de prevenção de homicídios está sendo articulada.
*Reforçar os trabalhos de inteligência par estabelecer ações de combate ao tráfico de drogas.

Uma segunda reunião aconteceu em Belo Horizonte, na Secretaria de Defesa Social, nessa terça-feira (26).

Por Maíra Almeida



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks