Logo

Sinais de que você está em um relacionamento abusivo

Você sabe identificar o tipo do seu relacionamento? Engana-se quem pensa que relacionamentos abusivos estão associados apenas às agressões físicas. O abuso pode ser verbal, emocional e depois de um tempo é possível identificar em que tipo de relação você está envolvido. A psicóloga Ana Rute Monteiro de Souza deu algumas dicas para facilitar esta percepção.

Para começar vamos usar como exemplo aquele casal que faz TUDO junto, eles parecem perfeitos e extremamente felizes. Mas espera aí, onde está a individualidade? É preciso fazer tudo junto? E os amigos? E a família? E o tempo de cada um?

Não parece, mas este é sim um tipo de relacionamento abusivo. Ana explica que uma relação abusiva é quando não tem mais diferença entre o que é você e o que é o outro.

Os relacionamentos abusivos são mais comuns do que você imagina/ Foto:culturamixOs relacionamentos abusivos são mais comuns do que você imagina/ Foto:culturamix

“Você tem que viver a vida do outro, agradar o outro, e aquele relacionamento começa a ter brigas, desentendimentos, justamente por causa disso, ninguém tem o direito de ter sua vida própria. Ai no final os dois acabam esperando que o outro seja tudo que na verdade era o papel de um amigo, um colega, da mãe, do pai”, explica.

A psicóloga reforça a ideia de que é preciso cultivar o amor próprio. “O saudável é estar com o parceiro e também com várias outras pessoas. Tem que ter tudo, não pode anular a vida. Porque você acaba esperando que a pessoa te dê tudo que as outras pessoas poderiam te dar.”

Também é preciso observar com cuidado como o outro te trata. Observe essas perguntas e se a resposta for SIM para mais de uma, fique atento aos sinais:

  • Ele (a) tem vergonha de você? Evita demonstrar afeto em público?
  • Quer ditar o que você deve ou não usar (roupas, batom)?
  • Tenta impedi-lo (a) de encontrar seus amigos ou sua família? Ou sempre pergunta onde estava, com quem estava?
  • Quer sempre ter o controle de tudo e fica irritado (a) quando você demostra independência?
  • Fala que você não é nada sem ele (a), que nunca vai encontrar ninguém melhor?
  • Sua opinião é sempre anulada?
  • Pune você sempre que não faz as coisas do jeito que ele (a) quer, ou ameaça te deixar?
  • Já te agrediu (física ou verbalmente) e depois falou humildemente que ia mudar?

    Infelizmente os relacionamentos abusivos ou tóxicos são mais comuns do que muitas pessoas imaginam. Se seu estado mental/físico está sendo violado, não tenha medo da mudança e se for preciso procure a ajuda de uma pessoa de confiança ou um profissional. Uma pessoa abusiva não muda de uma hora para outra. 

    O casal não precisa fazer TUDO junto para ser feliz/ Foto: elhombreO casal não precisa fazer TUDO junto para ser feliz/ Foto: elhombre

    A psicóloga explicou que as pessoas entram, ou continuam neste tipo de relacionamento por insegurança. A pessoa começa a não acreditar que pode ser feliz sozinha, que é capaz de mudar e acaba se submetendo aos desejos do outro.

    O relacionamento vai ser prazeroso quando eu cuido de mim. O relacionamento saudável é esse, quando você não cobra. Você vive com outro, mas cada um tem seu espaço. Já o relacionamento doentio é quando você espera tudo do outro, como se ele tivesse a obrigação de te fazer feliz”, explica Ana Rute.

Se livre das energias ruins e pensamentos negativas para encontrar a felicidade em você.

Por Cristiane Cândido



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks