Logo

Sete Lagoas realiza Censo Cultural para conhecer potencialidades artísticas

Sete Lagoas fará um censo cultural para identificar, localizar e conhecer suas potencialidades artísticas e culturais. O projeto fará um levantamento de nomes e atividades ligadas à história e potencialidades desenvolvidas por artistas em várias atividades, como música, literatura, artes plásticas, dança, teatro design, entre outras.

O trabalho vai avaliar e qualificar a cidade no cenário cultural estadual e federal e o resultado do levantamento dará subsídios para projetos culturais abrangentes, além de planejamento de políticas culturais de fomento, valorização e desenvolvimento artístico na região.

O cadastro pode ser feito até o dia 31 de maio pelo site censoculturalsl.com.br. O preenchimento do formulário é necessário para democratizar e facilitar o acesso dos artistas aos editais culturais disponíveis, processos licitatórios e demais ações a serem desenvolvidas na cidade.

O cadastro do Censo Cultural pode ser feito até o dia 31 de maio de 2016 / Foto: Ascom Cultura e JuventudeO cadastro do Censo Cultural pode ser feito até o dia 31 de maio de 2016 / Foto: Ascom Cultura e Juventude

De acordo com o Coordenador Geral de Cultura e Juventude, Alan Keller, a cidade tem valores que não são reconhecidos, dessa forma o município não traz as condições necessárias para transformar a cidade num grande centro cultural como acontece em cidades como Tiradentes e Ouro Preto, com as Mostras de Cinema, Diamantina, com a Vesperata e outras cidades históricas. Os eventos ganham proporções de caráter nacional e com isso aumentam suas arrecadações das atrações culturais.

“Precisamos do censo cultural para identificar os valores artísticos que abrem as perspectivas para nossa cidade se fortalecer como um centro promotor de cultura em todas as áreas. Temos uma Orquestra Jovem que vem levando o nome de Sete Lagoas a lugares e eventos de grande reconhecimento, temos artistas com grande poder criativo e reconhecimento internacional e em grande parte do território nacional e devemos muito a eles, que durante muito tempo ficaram no ostracismo”, declarou o coordenador.

Alan Keller ainda menciona que este trabalho não é uma atividade restrita à secretaria municipal de cultura, mas envolve todo o Conselho Municipal de Políticas Culturais e a classe artístico-cultural local. “Precisamos reafirmar a nossa identidade cultural e mostrar ao maior numero de pessoas possível o potencial artístico que temos e a crescente cadeia produtiva” conclui.


Da Redação com Ascom Cultura e Juventude



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks