Logo

Iveco vence licitação e vai produzir ônibus escolar em Sete Lagoas para governo federal

A Iveco informou que vai começar a produzir ônibus escolar na fábrica de Sete Lagoas para o governo federal, ainda este ano. A empresa foi a vencedora na licitação do programa “Caminho da Escola” com o GranClass 150S21, lançado no mês passado. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa na cidade de São Paulo, nessa segunda-feira (11).

Iveco vence licitação e vai produzir ônibus escolar em Sete Lagoas para o governo federal/ Foto: Cristiane CândidoIveco vence licitação e vai produzir ônibus escolar em Sete Lagoas para o governo federal/ Foto: Cristiane Cândido

De acordo com o governo, o programa Caminho da Escola foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

“O mercado brasileiro de ônibus teve queda de 40% nas vendas e nós conseguimos manter o crescimento em 62%. Recentemente fomos homologados vencedores da licitação do programa Caminhos da Escola, com o fornecimento de 1,6 mil unidades do GranClass. Temos uma perspectiva bastante positiva em relação a este mercado. Temos um produto inovador que atende com sobra todas as exigências do FNDE de transporte escolar mais voltado para o segmento rural, e possuímos um produto excelente que vai atender várias outras demandas e crescer neste segmento”, afirmou o vice-presidente Comercial e Marketing da Iveco América Latina, Marco Borba.

Ricardo Barion (diretor de Marketing), Marco Borba (V.P. Comercial e Marketing da Iveco América Latina), e Osmar Hirashiki (diretor comercial) na coletiva de imprensa realizada em Sâo Paulo/ Foto: Cristiane CândidoRicardo Barion (diretor de Marketing), Marco Borba (V.P. Comercial e Marketing da Iveco América Latina), e Osmar Hirashiki (diretor comercial) na coletiva de imprensa realizada em Sâo Paulo/ Foto: Cristiane Cândido

O GranClass Escolar foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da empresa em Sete Lagoas. Como afirmado por Borba, os 1,6 mil veículos adquiridos pelo programa são próprios para o transporte de estudantes, e adequados às condições de trafegabilidade principalmente da zona rural. Durante a apresentação do veículo, o engenheiro Renato Perrota afirmou que a Iveco submeteu o ônibus a cerca de 240 mil quilômetros de testes de qualidade.

O modelo tem capacidade para transportar até 48 alunos, ou 42 no caso do veículo adaptado para cadeirante, e será repassado para o governo no valor unitário de R$ 227.871 mil, e R$ 239 mil com elevador. Os veículos devem ser entregues entre este ano e o final de 2017.

O engenheiro Renato Perrota apresentou o veículo para a imprensa/ Foto: Cristiane CândidoO engenheiro Renato Perrota apresentou o veículo para a imprensa/ Foto: Cristiane Cândido

Para a segurança dos alunos, todos os assentos possuem cinto de segurança, as portas não abrem com o ônibus em movimento, as janelas possuem proteção e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 70 km/h. As portas além de largas, possuem dispositivo anti-esmagamento. O veículo ainda conta com porta-mochila no teto, rede nas costas dos assentos para colocar material escolar, saída de emergência e uma cadeira de rodas no caso dos adaptados. 

O engenheiro Perrota explicou que como o veículo é mais voltado para o segmento rural, ele possui suspensão elevada e reforçada, um dispositivo que facilita a transposição de atoleiros, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, o que permite fácil acesso em terrenos acidentados.

O veículo possui chassi com suspensão elevada e reforçada/ Foto: Cristiane CândidoO veículo possui chassi com suspensão elevada e reforçada/ Foto: Cristiane Cândido

Questionados pelo SeteLagoas.com.br sobre uma possível contratação de funcionários para atender a nova demanda, a empresa informou que diante da crise atual do mercado, vão aproveitar a mão de obra já existente na fábrica de Sete Lagoas para evitar futuras demissões.

Por Cristiane Cândido



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks