Logo

Prazo para tirar/transferir título ou fazer o cadastro biométrico termina na próxima semana

Desde o feriado de 21 de abril, os eleitores de Minas podem buscar os serviços eleitorais todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, até o dia 4 de maio, prazo final para tirar e transferir o título e regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. O Disque-Eleitor também vai funcionar nesses dias, das 8h às 18h.

Os eleitores de Sete Lagoas também podem procurar a Justiça Eleitoral e fazer o cadastramento biométrico (ainda não é obrigatório) para votarem de modo mais seguro e moderno nas Eleições 2016. A implantação da biometria também já acontece em Baldim, Funilândia, Jequitibá, Santana de Pirapama, Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas, Inhaúma, Santa Luzia, Belo Horizonte e outras cidades do Estado.

Em todos estes municípios citados a votação será mista, ou seja, o eleitor que não tiver feito o recadastramento biométrico poderá votar da maneira tradicional.

Eleitors tem até o dia 4 de maio para tirar ou tranferir o título de eleitor/ Foto: Cristiane CândidoEleitors tem até o dia 4 de maio para tirar ou tranferir o título de eleitor/ Foto: Cristiane Cândido

Já onde a biometria é obrigatória os eleitores devem fazer a revisão biométrica se não quiserem ter seus títulos cancelados (confira a lista).

Sete Lagoas- O Tribunal Regional Eleitoral de Sete Lagoas fica na Avenida Doutor Renato Azeredo, 569, bairro Canaã. O horário de atendimento está sendo de 12h as 18h, já neste sábado (30) vai ser de 8h as 14h. Na próxima semana, que é o pazo final, o atendimento será de 10h as 18h até quarta-feira (4), último dia.

A indicação é que o eleitor não deixe para a última hora, pois as filas já estão longas e podem piorar. Vale lembrar que o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório na cidade, somente aqueles que desejarem devem fazer.

Documentação necessária e procedimentos:

Para tirar o título de eleitor, basta levar documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar.

Quem quiser pedir a transferência do domicílio eleitoral deve procurar o cartório de sua nova residência portando o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.

 Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço, para que o eleitor comprove seu vínculo com o município onde vota. Os maiores de 18 anos que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez podem fazê-lo durante o cadastramento biométrico. Nesse caso, os homens devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Eleitores enfrentam longas filas no TRE/ Foto: Cristiane CândidoEleitores enfrentam longas filas no TRE/ Foto: Cristiane Cândido

O cadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.

Não é possível fazer cadastro fora da cidade onde vota.
 
Os eleitores podem obter mais informações no cartório responsável (confira os endereços) ou pelo Disque-Eleitor (148).

Para informações sobre os municípios que passaram ou vão passar pela revisão biométrica, acesse a página Biometria em Minas Gerais (AQUI).
 
Por Cristiane Cândido com Ascom TRE-MG



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks