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Radar na Norte Sul já registrou mais de 4 mil infrações somente neste ano

Muitos motoristas são multados diariamente por avançarem o sinal na Avenida Norte Sul, em frente ao Terminal Urbano de Transbordo, no Centro de Sete Lagoas. No dia 1º de fevereiro deste ano foi implantado no local um radar de avanço de semáforo, linha de retenção e velocidade.

Radar na Norte Sul em frente ao Terminal Urbano de Transbordo / Foto: Tatiane GuimarãesRadar na Norte Sul em frente ao Terminal Urbano de Transbordo / Foto: Tatiane Guimarães

Da data de implantação até o dia 29 de julho, 4.712 condutores cometeram infrações, de acordo o gerente da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (Seltrans), Renato Barbosa.

Segundo o instrutor de legislação Geovany Alves, antes da implantação do radar a velocidade permitida no percurso era de 60 km/h, por ser uma via arterial. Porém, por estar em centro urbano, a prefeitura estipulou o limite de 40 km/h.

Linha de retenção / Foto: Tatiane GuimarãesLinha de retenção / Foto: Tatiane Guimarães

O especialista explica que, se o semáforo estiver no amarelo, o condutor deve reduzir e parar no vermelho. Se o condutor acelerar no amarelo, quando passar a linha de retenção, o radar bate a foto no semáforo vermelho e a infração é registrada.

Geovany ainda menciona que, por ser um lugar de muita movimentação de pedestre, a redução da velocidade é importante. “Um veículo atropelar uma pessoa a 40 km/h é uma coisa, a 60 km/h já é o dobro da sequela. O pessoal tem que se acostumar com a medida”, afirma.

O limite de velocidade permitido no local é 40 km/h / Foto: Tatiane GuimarãesO limite de velocidade permitido no local é 40 km/h / Foto: Tatiane Guimarães

O instrutor chama atenção para a maneira como a advertência é feita no município e sugere mudanças. “A prefeitura deveria voltar as infrações de excesso de velocidade de 20%, que é uma infração média. Para o condutor que passasse até 48 km/h seria aplicado uma advertência por escrito. Isso está no código de trânsito, mas o município não aplica. Vejo que deveria ter uma forma de educar esses motoristas obrigando eles a fazerem um curso de direção defensiva em uma unidade conveniada pela prefeitura”.



Por Tatiane Guimarães e Marcelle Louise



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