Logo

Estudantes da UFSJ realizam mobilização contra PEC 241 em Sete Lagoas

Alunos e funcionários da Universidade Federal de São João Del-Rey (UFSJ), campus Sete Lagoas, estão se mobilizando contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (26) e, agora, segue para análise no Senado.

Portaria da universidade foi fechada pelos estudantes / Foto: Enviada via WhatsAppPortaria da universidade foi fechada pelos estudantes / Foto: Enviada via WhatsApp

Na manhã de hoje, a entrada pela portaria da instituição de ensino foi barrada pelos alunos. As aulas também foram paralisadas devido aos protestos.

Os estudantes realizaram panfletagem na MG-424, nas proximidades da universidade, para conscientizar os motoristas sobre o impacto da PEC. Durante a manhã, eles participaram de uma conversa com uma aluna da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que faz parte do movimento de ocupação da federal em Belo Horizonte.

Estudantes entregaram panfletos e conversaram com motoristas que passaram pela MG-424, em frente ao campus / Foto: Enviada via WhatsAppEstudantes entregaram panfletos e conversaram com motoristas que passaram pela MG-424, em frente ao campus / Foto: Enviada via WhatsApp

Na última segunda-feira (24), os estudantes caminharam com cartazes pelas ruas do Centro da cidade. A manifestação terminou no Terminal Urbano, onde conversaram com as pessoas que passavam pelo local e alertaram para o impacto da proposta para a saúde e a educação.

Manifestação no Centro de Sete Lagoas realizada na tarde de segunda-feira (24) / Foto: Enviada via WhatsAppManifestação no Centro de Sete Lagoas realizada na tarde de segunda-feira (24) / Foto: Enviada via WhatsApp

PEC 241

Considerada pelo governo Temer como um dos principais mecanismos para equilibrar as contas públicas, a proposta estabelece um teto das despesas da União para os próximos 20 anos. Além disso, propõe que os gastos só sejam reajustados conforme a inflação.

De acordo com o texto da proposta, caso o teto seja ultrapassado, será proibida a realização de concursos públicos, entre outras medidas. No caso das áreas de saúde e educação, o limite deverá ser cumprido em 2018.

Em todo o país, estudantes de diversas instituições de ensino estão se mobilizando contra a aprovação da PEC no Senado Federal.


Por Marcelle Louise



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks