Logo

Procura pela vacina contra a febre amarela é alta em Sete Lagoas

Desde que a epidemia de febre amarela começou em algumas cidades mineiras, a procura pela imunização tem sido alta em Sete Lagoas. A vacina é disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde e reposta semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Doses da vacina são respostas semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde / Foto: Maykon Lammerhirt / Agência RBSDoses da vacina são respostas semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde / Foto: Maykon Lammerhirt / Agência RBS

Moradores da região alegam que não estão encontrando a vacina. “Fui a todos os postos de saúde de Sete Lagoas nenhum tinha a vacina, alegaram que poucas doses estão chegando. Entrei em contato com a ouvidoria do Ministério da Saúde número 136 e fiz uma reclamação protocolada sobre a situação”, revela Mariane Dutra. Ela também afirma que não teve nenhuma orientação sobre a previsão de chegada da vacina nos postos.

Segundo dados da SES-MG, já foram encaminhadas para a Regional de Saúde de Sete Lagoas 72 mil doses da vacina, tendo sido aplicadas, até o momento, 49.511. A regional é composta por 35 municípios.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as vacinas são repostas geralmente uma vez por semana e, algumas vezes, até duas, conforme o Estado envia as doses para o município. De acordo com a assessoria, esta semana a reposição foi feita na quarta-feira e hoje pela manhã, nas 18 unidades com salas de vacina e pode acabar ainda de manhã, dependendo da demanda.

A prioridade da imunização, segundo a secretaria, é para a zona rural, onde o risco de contrair a doença é maior. A orientação é que as pessoas procurem as unidades de saúde para saber sobre a disponibilidade da vacina.

Febre amarela em números

De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (16), até o momento, foram notificados 995 casos de febre amarela, sendo que desses 57 foram descartados e outros 216 confirmados. Em relação aos óbitos, há 169 óbitos suspeitos. Desses, 76 foram confirmados.

Na última semana, a SES-MG confirmou a morte de um macaco por febre amarela em Curvelo. Também está sendo investigado um caso de um macaco encontrado morto nos Tropeiros, zona rural de Sete Lagoas (veja aqui). Não há notificação de casos da doença em humanos nos municípios da Regional.

Salas de vacinação

- Centro de Saúde (CS) Santa Luzia
- CS Orozimbo Macedo
- CS Manoa
- CS Santo Antônio
- CS Várzea
- CS São João
- CS Montreal
- CS Progresso
- Estratégia Saúde da Família (ESF) Esperança
- ESF Alvorada
- ESF CDI
- ESF Eldorado
- ESF Barreiro
- ESF Fazenda Velha
- ESF Catarina
- Unidade Básica de Saúde (UBS) Luxemburgo
- UBS Cidade de Deus
- UBS Belo Vale

Quem deve tomar a vacina

- Todas as pessoas que estão com o cartão de vacina atrasado devem procurar as salas portando o cartão de vacinação e documento de identidade.
- A vacina de febre amarela deve ser administrada aos nove meses e reforço aos 4 anos. Com isso, a criança já está imunizada, uma vez que as duas doses já garantem a imunidade.
- O adulto que já possui duas doses não precisa se imunizar mais. Já aquele que tiver uma dose com o prazo superior a dez anos deve tomar o reforço.
- Idosos acima de 59 anos com um registro pode tomar o reforço sem relatório médico. Já o idoso sem comprovação vacinal deve passar por avaliação médica.

Para mais informações acesse: www.saude.mg.gov.br/febreamarela


Por Marcelle Louise



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks