Logo

Secretaria Municipal de Saúde realiza ação de combate ao pernilongo

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira (20) ação de combate ao pernilongo no Córrego do Diogo. A medida faz parte do Programa de Combate ao Pernilongo e visa eliminar o mosquito Culex (pernilongo), além de impedir a proliferação de pragas como baratas e ratos e também do Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya, e do flebótomo, causador da leishmaniose.

Foi aplicado inseticida nas margens do Córrego do Diogo na manhã desta segunda-feira (20) / Foto: Enviada por leitor via WhatsAppFoi aplicado inseticida nas margens do Córrego do Diogo na manhã desta segunda-feira (20) / Foto: Enviada por leitor via WhatsApp

Com o auxílio da Guarda Civil Municipal, que conteve o fluxo de veículos na Avenida Renato Azeredo, foi aplicado inseticida a base de óleo nas imediações do córrego. De acordo com o coordenador, Nivaldo dos Santos, o local faz parte do mapeamento elaborado pelo programa, que inclui também outros córregos, seus afluentes, nascentes e foz, lagoas e o grotão do Canaã.

Foto: Enviada por leitor via WhatsAppFoto: Enviada por leitor via WhatsApp

Segundo Nivaldo, as margens dos córregos são locais propícios para reprodução de mosquitos, como o transmissor da febre amarela silvestre, o Haemagogus. “A fêmea do mosquito coloca seus ovos em buracos e ocos de árvores ou orifícios de bambus, em matéria orgânica como resto de folhas, além de termos grandes famílias de micos que são considerados hospedeiros primários do vírus da febre amarela”, explica.

O coordenador alerta também que nas visitas aos córregos a equipe está observando a presença de micos mortos e orientando a população ribeirinha. Hoje também será realizada vistoria na Serra de Santa Helena.


Por Marcelle Louise



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks