Logo

Palestra sobre alimentação saudável na infância atrai pais sete-lagoanos

Na noite dessa quarta-feira (22), a nutricionista Ludmila Carvalho ministrou a palestra "Como ensinar meu filho a comer bem?" no Santè Pilates. O evento foi promovido pela Amoras - Comidinha de verdade e visava alertar os pais sobre a importância de incentivar bons hábitos desde a infância, além de dar dicas de como fazer isso dentro e fora de casa.

Pão de queijo com beterraba, com espinafre e com cenoura/Foto: Ana Amélia Maciel/SeteLagoas.com.brPão de queijo com beterraba, com espinafre e com cenoura/Foto: Ana Amélia Maciel/SeteLagoas.com.br

Ludmila é especialista em Nutrição Infantil e do Adolescente. Na palestra, ela alertou que a formação dos hábitos e atitudes alimentares da criança começa ainda na gestação. “O primeiro contato da criança com sabores e nutrientes é através do líquido amniótico durante a gestação”, afirma a nutricionista. Assim, as grávidas também precisam tomar cuidado com os alimentos consumidos.

Foram listados três promotores dos hábitos saudáveis: família, escola e sociedade. A família é considerada o mais importante deles. “Os pais são espelhos para as crianças. Eles precisam ser o exemplo dentro de casa, pois os hábitos alimentares dos pais influenciam diretamente o dos filhos”, afirma Ludmila.

É importante ofertar à criança uma alimentação diversificada, mas é preciso a delimitação de limites. A nutricionista constata por meio de sua experiência em consultório que com a vida corrida “os pais às vezes tentam suprir as crianças com a falta de limites com determinados alimentos, a carência afetiva do pai que passa o dia inteiro fora trabalhando, chegam em casa e levam as crianças para comer pizza ou hambúrguer”. A dica é pensar “qual o momento ideal para ofertar essas guloseimas, essas delícias que as crianças adoram”.

O comer bem foi definido como “comer de tudo um pouco, as crianças precisam ter contato com variados alimentos”. Ludmila pede para “evitar assustar as crianças com os alimentos, para que elas não cresçam com medo de comer”.

Foto: Ana Amélia Maciel/SeteLagoas.com.brFoto: Ana Amélia Maciel/SeteLagoas.com.br

Mais sobre a palestrante
Ludmila é graduada em Nutrição pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS/BH). Sua atuação é voltada para a Nutrição Comportamental. Ela também é embaixadora do projeto global Food Revolution e entusiasta da merenda escolar saudável e educação nutricional em toda rede de ensino infanto juvenil.


Por Ana Amélia Maciel



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks