Logo

Estudantes de Sete Lagoas e Prudente de Morais vão participar da 18ª UFMG Jovem

Alunos do Colégio Unifemm, em Sete Lagoas, e da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, em Prudente de Morais, tiveram projetos selecionados para apresentação na 18ª UFMG Jovem. A lista de trabalhos aprovados na feira anual de ciências organizada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC) da Universidade Federal de Minas Gerais foi divulgada nessa terça-feira (20).

UFMG Jovem acontece na Praça de Serviços da universidade / Foto: Divulgação/ProexUFMG Jovem acontece na Praça de Serviços da universidade / Foto: Divulgação/Proex

Esta edição da UFMG Jovem integra a programação da SBPC Jovem na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que, este ano, acontecerá na UFMG. O objetivo do evento é promover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos e produções culturais realizados nas escolas públicas e privadas do Estado.

As inscrições terminaram no dia 21 de maio. Foram selecionados 40 trabalhos, 16 na categoria Ensino Fundamental e 24 na categoria Ensino Médio. A feira acontecerá de 17 a 22 de julho de 2017, no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte.

O Colégio Unifemm representará a cidade com um trabalho desenvolvido por alunos do Ensino Fundamental. Esta é a primeira vez que a escola participa da feira. O projeto selecionado trata do endividamento precoce de estudantes e foi feito sob coordenação do professor de Geografia, Eduardo Geraldo Teixeira Neves, e co-orientação da coordenadora pedagógica, Flávia Patrícia Couto.

“Tivemos a grata notícia da seleção do trabalho. A intenção do Colégio Unifemm com essa iniciativa é estimular uma educação que desperte nos alunos o gosto pela pesquisa e pelo saber científico, além de oportunizar vivenciar ambientes nos quais a geração de novos conhecimentos seja estimulada”, revela Flávia Couto.

Já a Escola Estadual João Rodrigues da Silva participa da UFMG Jovem pela terceira vez com sete projetos selecionados, cinco do Ensino Fundamental e dois do Ensino Médio. A aprovação foi comemorada por alunos e professores.

A Escola Estadual João Rodrigues da Silva ficou com o segundo lugar da UFMG Jovem 2016 na categoria Ensino Médio / Foto: Zirlene Lemos/UFMGA Escola Estadual João Rodrigues da Silva ficou com o segundo lugar da UFMG Jovem 2016 na categoria Ensino Médio / Foto: Zirlene Lemos/UFMG

Por meio de projetos de iniciação científica, a instituição de Prudente de Morais vem incentivando os alunos a discutir problemas da sociedade e propor soluções. As pesquisas são apresentadas e avaliadas na Mostra de Pesquisa Científica (Mopec) realizada na escola.

Em 2015 e 2016, alunos da Escola Estadual João Rodrigues da Silva receberam o Prêmio UFMG Jovem com projetos derivados da mostra científica. “É algo que está fazendo parte do nosso dia a dia. A gente trabalha com o aluno sendo o protagonista do conhecimento”, comenta Rosélia da Silva, diretora da escola.

Trabalhos aprovados:

Colégio Unifemm (Sete Lagoas)

Ensino Fundamental

- Endividamento precoce: o perfil socioeconômico do jovem egresso do Ensino Médio – ingressante no Ensino Superior de Sete Lagoas (MG)

Escola Estadual João Rodrigues da Silva (Prudente de Morais)

Ensino Fundamental

- Proposta de sistema de alerta postural
- Curso técnico ou curso superior? Orientações para auxiliar a escolha
- Bicicletário sustentável
- Química da Paixão
- Energia eólica: uma solução mais barata

Ensino Médio

- O uso da Brassica Oleracea como proposta alternativa de combate ao tabagismo
- Matemática e suas tecnologias: Descubra

Veja aqui a lista completa de trabalhos selecionados para a 18ª UFMG Jovem.


Por Marcelle Louise



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks