Logo

Boato sobre água do SAAE via ETA causa apreensão nos consumidores

Um boato ganhou corpo nas últimas horas nas redes sociais na cidade: um áudio diz que o abastecimento via Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio das Velhas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), estaria contaminado.

Foto: divulgação SAAEFoto: divulgação SAAE

Pelo áudio, a pessoa, que não se identifica, comenta que recentemente a água captada em Funilândia estaria com esgoto, o que estaria provocando problemas de saúde na população como diarreia e vômito - e que isso estaria sendo “guardado a sete chaves”.

Além do mais, o indivíduo recomenda que àqueles que estejam sentido estes sintomas comprem um remédio específico, além de sugerir que coloquem em casa um filtro nas torneiras para poder evitar as impurezas recebidas pela água do SAAE.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da autarquia, que emitiu nota nesta manhã rebatendo o boato. Um vídeo feito na ETA Rio das Velhas por um representante do SAAE mostra como é a qualidade da água distribuída na cidade saindo da estação.

O SeteLagoas.com.br também verificou com a Secretaria de Saúde do município a ver se houve aumento significativo de casos de diarreia e vômito - e segundo a pasta, não há muitos casos do tipo na cidade, estando dentro da normalidade, ou seja, sem virose.


Confira a nota do SAAE

"Uma mensagem que se espalhou nas redes sociais na última segunda-feira (16) deixou em alerta os usuários da água distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Em tom alarmista, o áudio afirma que a água captada e tratada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) – Sistema Rio das Velhas está sendo destinada para consumo da população sem tratamento, O QUE É MENTIRA.

O SAAE esclarece que toda a água distribuída em Sete Lagoas, seja captada dos poços tubulares profundos ou do Sistema Rio das Velhas (Estação de Tratamento de Água – ETA) atende aos padrões de potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde.

Ao contrário de mensagens espalhadas de forma irresponsável na última segunda-feira (17/10) nas redes sociais, o SAAE efetua a coleta de água e o monitoramento diário dos parâmetros físico-químicos. A autarquia, bem como a água destinada para o consumo da população, é fiscalizada pelos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica Ambiental; e Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Todas as análises realizadas diariamente por profissionais capacitados estão disponíveis no Laboratório de Análise de Água do SAAE e no órgão de fiscalização municipal, a Vigilância Epidemiológica Ambiental. Informações e solicitação de serviços ligue 115."

Da redação



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks