Logo

SMS realiza mutirões de limpeza em combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas (MG) por meio da Secretaria de Saúde, esta realizando mutirões de limpezas em combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Agentes de Saúde tentam conter proliferação do Aedes Aegypti/ Foto: divulgaçãoAgentes de Saúde tentam conter proliferação do Aedes Aegypti/ Foto: divulgação

O objetivo é deixar claro para a população a importância de realizar a limpeza nos quintais e áreas comprometidas com materiais inservíveis que podem se transformar em criadouros para o mosquito. As ações de mobilização ocorrerão em áreas prioritárias e, além dos mutirões, contam com divulgações das ações porta a porta, visita aos domicílios para procedimentos educativos e de sensibilização para recolhimento de inservíveis e eliminação de criadouros.

As ações são uma parceria da Secretaria de Saúde com o 4º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAE) Combate ao Pernilongo, com o SAAE, com a VINA, com a Codesel e com as Secretarias do Meio Ambiente, de Educação, de Obras Públicas e Assistência Social.

De acordo com a superintendente de Vigilância Epidemiológica Sueli Barbosa dos Santos Lacerda, houve uma redução no LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) realizado em Outubro, quando comparado aos níveis medidos no primeiro e segundo ciclos de 2017.

O LIRAa, realizado entre os dias 16 e 20 de Outubro, apontou um índice de 1,2% de infestação do mosquito Aedes Aegypti, apenas 0,2% pontos percentuais acima do aceitável preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Isso coloca a cidade em situação de médio risco.

Os bairros onde foram encontrados índices mais relevantes foram: Alex Paiva, Dante Lanza, Santa Rita de Cássia, Glória, Recanto da Serra, Santa Rosa, Portal da Serra, Luxemburgo, CDI, Cedro Cachoeira, Jardim Arizona, Brejinho, Chácara do Paiva, Industrial e Aeroporto Industrial.

Os criadouros predominantes encontrados foram os de armazenamento de água (tambores, tonéis, tanques), os depósitos fixos (como calhas, caixas de passagem e ralos), e os móveis (bebedouros de animais e vasos de plantas).

A Secretaria de Saúde de Sete Lagoas faz um alerta a toda população para que, pelo menos uma vez por semana, dedique 10 minutos para vistoriar os imóveis.

Os mutirões já foram realizados nos bairros Kwait, Luxemburgo, Interlagos II, Cidade Nova, Ondina Vasconcelos, Indústrias I, Anchieta, Centenário, Progresso Alvorada, Manoa e São Francisco. Veja, a seguir, o calendário dos trabalhos em outras regiões da cidade para os próximos dias:

CALENDÁRIO DE MUTIRÕES

Áreas Prioritárias

Data

Padre Teodoro          21/11/2017

Novo Horizonte    e     Catarina     23/11/2017

Vila Brasil, São João e Vapabuçu  27/11/2017

Orozimbo Macedo, Jardim dos Pequis, Verde Vale    28/11/2017

Jardim Arizona (Ruas: Nações Unidas, Cachoeira da Prata, Lucas Rodrigo R. Oliveira, Boulevard Santa Luzia)   30/11/2017

Santa Luzia, Santa Rita   01/12/2017

Ouro Branco  04/12/2017

Aeroporto, Esperança, Funcionários, São João  05/12/2017

Planalto, JK, Portal da Serra    06/12/2017

Montreal, Canada, Monte Carlo, CDI, Emília    07/12/2017

Da Redação com Ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks