Logo

Calor é destaque em quase todo o país; confira a previsão para os próximos dias em Sete Lagoas

O calorão de 40°C volta a se repetir nesta terça-feira (25) nos estados do Centro-Oeste, no Tocantins e em alguns estados do Nordeste. Mas temperaturas muito próximas dos 40°C também poderão ser registradas no norte e oeste de São Paulo e de Minas Gerais. As capitais Goiânia, Brasília e Campo Grande têm grande chance de bater o recorde de calor para 2018. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura em Goiânia (GO) este ano foi de 38,5°C, no dia 24 de setembro. Em Brasília (DF), o recorde de calor para este ano é de 32,2°C em 12 de setembro. Em Campo Grande (MS), o recorde atual de calor para 2018 é de 36,2°C, em 13 de setembro.

Foto: ilustrativa / reprodução internetFoto: ilustrativa / reprodução internet

Primavera começou quente

A primavera de 2018 começou com muito sol, pouca chuva e sem ar polar sobre o interior do Brasil, o permitiu uma grande elevação da temperatura no primeiro dia da estação. Vários estados brasileiros registraram 40°C ou mais na tarde do domingo, 23 de setembro, a primeira tarde da primavera, e algumas capitais até bateram recorde de calor para o ano. Os estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul ficaram entre os mais quentes do país.

Na Região Sudeste, a ação dos sistemas de alta pressão que atuaram nos meses de junho e julho sobre grande parte do Brasil, inibiu o avanço de sistemas frontais nesta região e a distribuição espacial das chuvas seguiu as suas características típicas para o período, com baixa ou ausência de precipitação. Entretanto, as chuvas dos primeiros dias de agosto de 2018 igualaram ou ultrapassaram a média climatológica. Além disso, houve alguns episódios de geadas, com intensidade variando de fraca a forte, nos estados de São Paulo e Minas Gerais, principalmente nos meses de julho e agosto. A previsão para os próximos três meses, indica que devem permanecer áreas com chuvas abaixo da faixa normal nesta estação, exceto em algumas áreas de São Paulo em que podem haver chuvas mais fortes, principalmente no mês de novembro. De modo geral, o modelo climático do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica que as temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região no mesmo período.

Confira ainda de acordo com o INMET a previsão para a cidade de Sete Lagoas nos próximos dias, ressaltando o alerta para a baixa umidade:

Terça-feira (25) - Mínima 13°C Máxima 34°C (Claro a parcialmente nublado)

Quarta-feira (26) - Mínima 13°C Máxima 34°C (Claro a parcialmente nublado)

Quinta-feira (27) - Mínima 17°C Máxima 29°C (Sol com poucas nuvens)

Sexta-feira (28) - Mínima 20°C Máxima 28°C (Muitas nuvens)

Instruções:

• Beba bastante líquido.
• Evite desgaste físico nas horas mais secas.
• Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
• Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Climatempo e INMET



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks