Logo

Exposição de fotos retrata trabalhadores sete-lagoanos no Festival Nacional de Arte de Rua

O Coletivo Interiorizar marca presença no Festival Nacional de Arte de Rua, que teve início na última sexta-feira (16) e vai até o dia 31 de agosto. A partir desta segunda-feira (19), com a exposição "Por Entre Ruas", o grupo retrata, por meio de fotografias, a história de moradores que trabalham nas ruas de Sete Lagoas.

Exposição "Por Entre Ruas" na Praça Tiradentes em Sete Lagoas — Foto: Bruna AguiarExposição "Por Entre Ruas" na Praça Tiradentes em Sete Lagoas — Foto: Bruna Aguiar

As fotos ocuparão cinco espaços da cidade: Praça Tiradentes, Parque Náutico Boa Vista, Praça do CAT, Praça da Feirinha e Praça do Nova Cidade. Entre as pessoas retratadas, estão figurinhas conhecidas pelos sete-lagoanos, como o Bené e o Pelé, famosos vendedores de balas da cidade.

"Que for conferir vai identificar algumas personagens, porque são pessoas pelas quais passamos durante o dia e, muitas vezes, desenvolvemos algum tipo de empatia. O objetivo era trazer quem habita e, consequentemente, constrói o cenário urbano, por se tratar um festival de rua", conta a integrante do grupo e organizadora da exposição, Renata Ataíde.

Ao todo serão 20 retratos no formato 2x2, em preto e branco, que serão expostos em estruturas metálicas alocadas nos cinco espaços, onde também serão realizadas outras atrações da programação. Para construir a exposição, 13 fotógrafos saíram às ruas e, além de registrar o trabalho dessas pessoas, ouviram a história de vida deles.

Bené — Foto: Renata AtaídeBené — Foto: Renata Ataíde

"A experiência foi extremamente intensa, porque as vivências que registramos foram envolventes. A gente passa todo dia por aquela pessoa, mas não sabe como é o dia a dia dela, a batalha pessoal de cada um", afirma a integrante do grupo Bruna Aguiar.

Na ficha técnica da exposição é possível ser direcionado por meio de um QR Code para o site do Coletivo, em que estão publicadas a história de cada morador retratado. "Retratamos desde o Zé Vaqueiro, que vende o leite na região do Progresso, até a Adilma, que vende títulos de recompensas no Centro. Esse trabalho foi mais uma oportunidade de conectarmos com a nossa história e registrá-la", conta Renata.

O evento tem patrocínio da Cimento Nacional e do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gestão é da Espaço Ampliar e curadoria de Alan Keller, com apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e da Dedetizar.

Dia Mundial da Fotografia

Além da exposição Por Entre Ruas, que permanecerá durante todo o Festival, o coletivo de fotógrafos que reúne profissionais e amadores farão ainda uma outra intervenção no evento.

Nesta segunda-feira (19), Dia Mundial da Fotografia, o grupo marcará presença na Praça do CAT, onde promoverá dinâmicas com quem passar pelo local, das 10h às 12h, e das 16h às 18h. Dentre elas, ocorrerá a Catira Fotográfica, em que para ganhar uma foto de um dos fotógrafos do grupo, a pessoa que estiver passando terá que oferecer algo em troca.

Confira a programação completa do Festival Nacional de Arte de Rua.

Com Ascom Coletivo Interiorizar



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks