Logo

Conheça projeto de escola de Sete Lagoas que envolve cultura, esportes, sustentabilidade e filantropia

Enxergando a importância no engajamento social e no desenvolvimento de relacionamentos interpessoais dos estudantes, o Colégio Caetano realiza, desde 2007, a Gincana Caetano, que chega a sua 13ª edição neste ano em Sete Lagoas. Com a participação de cerca de 450 alunos nesta edição, a gincana é disputada pelas equipes Arara Vermelha, Papagaio Verde, Tigre Amarelo e Tubarão Azul, cujos integrantes são alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Equipe Arara Vermelha é a campeã da Gincana Integrada de 2019 — Foto: Colégio CaetanoEquipe Arara Vermelha é a campeã da Gincana Integrada de 2019 — Foto: Colégio Caetano

Segundo o coordenador da gincana, o professor de Química e Biologia Ramon Lamar, “a ideia surgiu da necessidade de criar grupos maiores de vínculos entre os alunos, grupos que pudessem prosseguir no tempo na forma de pertencimento a uma ‘irmandade’”. Além disso, ressalta que “grupos criam fortes lembranças e laços de união que são importantes, fundamentais para os jovens de hoje, muitas vezes desconectados da realidade a sua volta”.

Outro ponto importante da gincana é a valorização do trabalho em equipe. “Parece que apostamos e acertamos direto no alvo. Hoje, treze anos depois, em qualquer entrevista de emprego uma das primeiras perguntas é ‘você sabe trabalhar em equipe?’”, exemplifica Ramon.

Sobre a divisão das equipes o professor explica que os grupos reúnem alunos de todas as séries, uma vez que as disputas de “série contra série são monótonas pois quase sempre são vencidas pelos alunos mais velhos”. Além disso, tarefas em que o poder econômico é decisivo ou que envolvem riscos físicos para os participantes são evitadas. “Preza-se muito por questões chave como filantropia, cultura, esportes, habilidades musicais, sustentabilidade e muita criatividade. São tantas e tão variadas tarefas que há oportunidade de todos participarem de alguma forma”, explica o coordenador.

Entre as tarefas da gincana, podem-se destacar pipa, desenho, redação, cabo de guerra, bordado, corte & costura, competições esportivas, equipe solidária, saco de objetos, letra de música, desafios de conhecimentos gerais, entre outras.

Tarefa de Corte & Costura — Foto: Colégio CaetanoTarefa de Corte & Costura — Foto: Colégio Caetano

Para o estudante do 3º ano do Ensino Médio Gabriel Vilas Boas, “a gincana é a melhor atividade extraclasse do colégio. Durante a gincana, temos que assumir responsabilidades e trabalhar em conjunto com alunos que nunca conversamos para que a equipe consiga a melhor posição possível. É realmente um momento em que os alunos ficam mais unidos, e acredito que isso vai ser importante na vida de todos quando começarmos a trabalhar, pois saber trabalhar e comunicar com outras pessoas é essencial no mercado de trabalho”.

Em se tratando de acolhimento, o Colégio Caetano é referência, e a Gincana da Integração foi uma prova disso. Neste ano, o Colégio Impulso foi convidado a integrar à proposta de associar altruísmo e dinamicidade à prática estudantil. A iniciativa mostra que “as escolas devem trabalhar juntas para o engrandecimento dos seus alunos e da própria comunidade”, afirma Ramon. No início, como era previsto, o entrosamento entre os estudantes das duas instituições foi um pouco difícil, devido a eventos paralelos de cada escola. Porém, "a partir do momento em que aconteceram os encontros entre as equipes o entrosamento melhorou, principalmente na reta final da gincana", explica.

Além disso, o professor descreve a percepção sobre a união das equipes, trabalhando pelo resultado. "Todas as equipes correndo atrás, participação efetiva e efusiva nas tarefas. Então mostrou realmente a possibilidade de integração, de trabalhar juntos, o espírito de trabalhar em equipe, que é uma das coisas que queríamos alcançar", declara.

Tarefa de Redação — Foto: Colégio CaetanoTarefa de Redação — Foto: Colégio Caetano

Ramon destaca outro objetivo que foi sendo alcançado ao longo da gincana, que foi o aspecto filantrópico. "Foi arrecada uma grande quantidade de material para várias instituições que realmente precisam e que sabemos que são sérias. Os alunos das duas escolas se empenharam bastante e foi um resultado muito bacana", conta.

Além da gincana, o Colégio Caetano tem muitos outros diferenciais, como o incentivo à independência do estudante em diversas esferas e a prática do que é visto em sala de aula, que culminam em ótimos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), colocando a escola entre as 25 melhores do Estado de Minas Gerais.

Já em época de matrícula para o ano letivo de 2020, o Colégio Caetano está oferecendo 50% de bolsa para o ensino médio aos alunos novatos com pelo menos 80% de aproveitamento em todas as disciplinas.

 

Conteúdo de responsabilidade do anuciante



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks