Logo

Semad realiza contratação temporária de brigadistas para a Gruta Rei do Mato

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) abriu processo seletivo para a contratação temporária de 377 brigadistas e quatro líderes regionais de brigada para atuarem na prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais em Minas Gerais.

Em Sete Lagoas são oferecidas seis vagas de brigadistas para atuar no Monumento Natural Gruta Rei do Mato. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.meioambiente.mg.gov.br, até o dia 2 de maio de 2016.

Os profissionais vão atuar na prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais / Foto: icmbio.gov.brOs profissionais vão atuar na prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais / Foto: icmbio.gov.br

Processo Seletivo


Para concorrer à vaga de brigadista basta ter ensino fundamental incompleto. Já o cargo de líder regional de brigada é exigido o ensino médio completo. Além disso, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

Na inscrição online os candidatos deverão anexar cópia dos documentos: atestado médico, comprovando aptidão para realização de atividade física; carteira de Identidade com foto, frente e verso.

Também é preciso anexar o certificado/declaração de brigadista de prevenção e combate a incêndios florestais, emitido entre 2008 e 2016 por entidades públicas, organizações não governamentais ou escolas de formação de brigadistas. O documento deve estar assinado por representante da instituição, com carga horária mínima de 24 horas.

A lista ainda inclui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, obrigatória para o candidato a líder de brigada, assim como a declaração de experiência em operações de combate a incêndios florestais, emitida entre 2008 e 2016, por entidades públicas, privadas ou organizações não governamentais, se houver.

Além dos documentos acima, o candidato a líder regional precisa anexar o comprovante de escolaridade de nível médio, comprovante de conclusão de educação profissional técnica de nível médio ou superior na área de meio ambiente, com carga horária mínima de 800 horas.

Etapas

O processo seletivo simplificado será em três fases para brigadistas e quatro para líder de brigada. A primeira etapa inclui a análise e comprovação dos documentos originais. Na segunda, os classificados farão um curso de formação de brigada Previncêndio, com duração de 32 horas, onde o candidato precisará ter, no mínimo, 60% de aproveitamento.

A terceira fase consta de teste de aptidão física e de habilidade para o uso de ferramentas agrícolas. Na última etapa, os líderes de brigada passarão por uma entrevista. (Saiba mais detalhes aqui no edital).


Por Tatiane Guimarães com Agência Minas



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks