Logo

Vencer obstáculos e os próprios medos são os principais desafios do Parkour

O termo Parkour significa percurso. O objetivo é montar um trajeto com obstáculos e selecionar os movimentos para conseguir completar o trecho da forma mais rápida, segura e eficiente. É o que conta Samuel Ferreira praticante da modalidade e membro do PKCrew Sete Lagoas.

Foto: Thúlio TalesFoto: Thúlio Tales

Idealizado na França na década de 80 a manifestação está diretamente relacionada ao estilo urbano e representa a liberdade social. “Além dos benefícios físicos o ambiente do Parkour é muito bom. É como uma tribo, uma família mesmo. Até quem não pratica gosta de ficar na turma. Não tem igual”, conta Angélica Evangelista.

O Parkour não é um esporte onde existam regras ou competições. Cada um cria seu estilo. Para Rodrigo Ferreira é essencial que o praticante não queira impressionar ou tente fazer algo que está além de sua capacidade. “Você deve fazer somente o que tem confiança e deve também respeitar seus limites”, lembra.

Foto: Túlio ThalesFoto: Túlio Thales

A prática tem por finalidade o lazer, contribuindo para a formação e desenvolvimento físico, intelectual e psíquico. Para aderir ao Parkour é preciso ter disposição, paciência, cautela e treinar muito. Começamos o treino pelos amortecimentos, para ter uma base. É muito importante saber cair. Se der alguma coisa errada no percurso você precisa saber cair” adverte Samuel.

Até 2011 o grupo praticante do Parkour era bem reduzido na cidade. Nos últimos dois anos mais pessoas se mostraram interessadas e aderiram à prática. Qualquer espaço pode ser explorado. Os treinos acontecem na rua. O desafio é conseguir aproveitar bem o espaço disponível, produzindo movimentos interessantes.

O Parkour busca o entendimento do movimento corporal e tem como lema “Ser forte para ser útil”. Estar preparado para ser útil faz muita diferença. “Se tentamos um movimento e não conseguimos, continuamos até conseguir. Desta forma trabalhamos a determinação”, lembra Rodrigo. Os ensinamentos são levados para o dia a dia e os benefícios são diversos.

O percurso é definido com cautela. Os movimentos são repetidos diversas vezes e os obstáculos são vistoriados para prever possíveis riscos de acidentes. O grupo se encontra aos sábados, por volta das 14h30, na Lagoa Boa Vista.

Mais informações na página do PKCrew Sete Lagoas, https://www.facebook.com/pkcrew.parkoursetelagoas?fref=ts.

Confira abaixo galeria de imagens e vídeo do PKCrew:

Fotos: Túlio Thales

Clique nas miniaturas para ampliar a foto



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks