Logo

Ciclistas se reúnem nesta quarta para mais uma pedalada rumo à serra

A partir das 19h desta quarta, 10, ciclistas da cidade saem da Praça Tiradentes e seguem para o alto da Serra Santa Helena. A pedalada é uma manifestação espontânea  e sem fins lucrativos, cujo objetivo é despertar a atenção para a segurança dos ciclistas diante dos muitos roubos de bicicletas na cidade. A proposta é sensibilizar os cliclistas para aquisição de peças em fontes confiáveis, além de debater as melhores rotas para pedalar, aproximar as pessoas para que saiam em grupos, direcionar e montar uma rede de informações eficiente entre os ciclistas e a Policia Militar.

Grupo sai da Praça Tiradentes às 19h / Foto: Esportes LivresGrupo sai da Praça Tiradentes às 19h / Foto: Esportes Livres


Com saída da Praça Tiradentes às 19h o grupo passa pela Monsenhor Messias, contornando a Lagoa Paulino, Av. Cel Altino França e Av. Getúlio Vargas, subindo a Benedito Valadares até a Cachoeira da Prata, passando pela Jovelino Lanza até a Perimetral e subindo a Horácio Índio do Brasil até o alto da Serra. A previsão da organização é que participem aproximadamente 200 ciclistas de todas as faixas etárias. 

Mapa do percurso da pedalada Mapa do percurso da pedalada


No primeiro semestre deste ano a Esportes Livres também reuniu ciclistas para uma pedalada em protesto devido aos inúmeros roubos de bikes na cidade, principalmente em trilhas da Serra Santa Helena. Após o movimento, ciclistas que sobem a serra regurlarmente contam que já é possível perceber uma diferença positiva. Pelo menos duas vezes por semana Lucas Leonardo Mendes pega a magrela para um passeio em um dos mais tradicionais pontos da cidade e garante que a Polícia Militar, PM, é encontrada com mais frequência no alto da serra.

“É bacana quando a gente sobe (a serra) e encontra uma viatura com giroflex ligado passando por nós ou já no topo. Estamos sentindo a presença policial que está inibindo aquela confusão que a gente via na serra. Aos poucos isso está diminuindo”, atesta Lucas que tem depoimentos de ciclistas de outros grupos que afirmaram sentir mais segurança na serra para pedalar.

O comando da PM não divulga uma estatística de roubos a ciclistas na cidade, mas garante que os registros diminuíram bastante. “O patrulhamento daquela região tem feito o policiamento preventivo na serra. Em alguns pontos da cidade existe essa recomendação para que haja o policiamento e o alto da serra é um deles”, explica a chefe do departamento de comunicação do 25° Batalhão, Capitão Danúbia.

Ainda de acordo com a oficial, quando todas as viaturas estão empenhadas em ocorrências a Patrulha de Prevenção Ativa, PPA, cobre a área. 

Idealizador da pedalada, Max Tadeu, já pensa em outra estratégia para manter em baixa a onda de roubos a ciclistas. O esportista está desenvolvendo um selo que será afixado em lojas e oficinas especializadas com os dizeres “Peças roubadas. Nós não alimentamos esse mercado” para inibir o comércio de peças roubadas. “Se não houver a receptação não teremos roubos”, acredita Max que vê na campanha como uma possível solução para o roubo de bicicletas na cidade.

por Juliana Nunes e Marcelo Paiva

 



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks