Logo

Brasil estreia no Grand Prix com vitória sobre o Japão

O Grand Prix de 2015 começou exatamente como terminou o do ano passado, vitória do Brasil sobre o Japão. Nesta sexta-feira (3), as seleções reeditaram a final da última temporada e a equipe de José Roberto Guimarães saiu vitoriosa novamente, 3 sets a 1 com parciais de 21/251, 25/21, 25/17 e 27/25, em jogo disputado em Bangcoc, na Tailândia. 

O Brasil é o maior campeão da história do Grand Prix / Foto: DivulgaçãoO Brasil é o maior campeão da história do Grand Prix / Foto: Divulgação

Com o resultado, o Brasil vai a três pontos assume a liderança do grupo A da competição, enquanto o Japão fica na lanterna. Pouco antes do jogo do Brasil e pela mesma chave, a Tailândia bateu a Sérvia por 3 sets a 2 e chegou a dois pontos, enquanto a adversária, por levar o jogo até o tie-break, ficou com um, em terceira. 
O Brasil terminou a partida com 98 pontos, 58 deles marcados em ataques, 17 em bloqueios e cinco de saques. O Japão, que fez 88 pontos, foi superior às brasileiras em apenas um fundamento: pontos metidos pelo erro do oponente. 23 para as asiáticas contra 18 da equipe tupiniquim. 

O Brasil é o maior campeão da história do Grand Prix com dez conquistas, seguido pelos Estados Unidos, que tem a metade. O melhor resultado do Japão é justamente o vice-campeonato do ano passado. O Brasil voltará à quadra na madrugada de sexta para sábado, às 4h, para enfrentar a Sérvia. A Tailândia é a outra adversária do grupo na primeira fase da competição. 

Fórmula de disputa 
O Grand Prix de 2015 está sendo disputado por 28 seleções pelo segundo ano consecutivo e a primeira fase (intercontinental) será realizada entre os dias 26 de junho e 18 de julho. A fase final do torneio será disputada em Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos, sendo a primeira sede fora da Ásia e da Europa a sediar as finais da competição. 

Os países participantes foram divididos em três grandes grupos de acordo com o desempenho na edição de 2014 e com o ranking da Fivb. As doze melhores compõe o primeiro grupo, as oito na sequência, o segundo e as oito restantes integram a terceira e última chave. Na fase intercontinental, as seleções do primeiro grupo são divididas em chaves de quatro equipes e disputam nove partidas. Os países do segundo e terceiro grupo jogarão seis partidas, também em chaves de quatro times. 

No grupo principal, as cinco primeiras seleções mais bem colocadas após a fase intercontinental além dos Estados Unidos (país sede) disputam a fase final, que será disputada em pontos corridos e turno único, coroando a equipe que somar mais pontos. 

Com ESPN Brasil



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks