Logo

Atletas de Sete Lagoas vão participar de competição de Crossfit em BH

No próximo sábado (31) e domingo (1), dez atletas da Crossfit Sete Lagoas representarão a cidade no INTERBOX, uma competição de equipes de Crossfit que acontece entre vários boxes de Minas Gerais. Será a segunda participação de Sete Lagoas no evento.

O Desafio INTERBOX surgiu da necessidade de uma competição de CrossFit entre equipes em Minas Gerais. Com o objetivo de integrar, unir, trocar experiências e promover a confraternização entre os boxes e seus participantes, o evento tem a missão de difundir o CrossFit e a cultura da prática de atividade físicas no Estado de Minas Gerais.

A Crossfit Sete Lagoas terá dois times participando do Interbox #5. Na categoria RX, os atletas Ana Flávia Dornas, Ellen Chaves, Gustavo Paiva e Rodrigo Bruno representarão o box no nível mais alto da competição. Na categoria Evolution, a equipe é formada por Eduardo Melo, Ubiratan Junior, Mariella de Sales e Camila Meneses. Os atletas Júlio Guimarães e Fernanda Horta também estarão competindo. Ao todo, os competidores enfrentarão 11 provas durante os dois dias de competição.

Segundo Tales Preisser, headcoach e proprietário da Crossfit Sete Lagoas, a participação em competições desse nível é importante porque os atletas ganham experiência e confiança para treinar e aperfeiçoar ainda mais suas capacidades. No Interbox #5 estarão presentes desde ótimos atletas com experiência em competições internacionais, até pessoas que iniciaram o esporte há pouco tempo e ainda não têm o condicionamento físico de um atleta, mas são apaixonados pela modalidade.

“O clima da disputa é totalmente diferente de qualquer tipo de competição, é um ambiente de muita torcida para a pessoa que está cumprindo a tarefa, é emocionante ver o esforço do competidor para atingir sua meta da melhor forma possível. Essa competição incluindo atletas e pessoas "normais" num clima de disputa organizado por categorias e muita torcida prova que o CrossFit é diversão garantida independente do objetivo ou nível de treinamento de cada um e vem trazendo qualidade de vida para cada dia mais adeptos”, afirma.

Os atletas estão em preparação intensa para o campeonato. Treinando em torno de nove vezes por semana, eles praticam os movimentos e técnicas que serão cobrados nas provas. Além disso, os cuidados com a alimentação e o descanso também são rigidamente controlados. O competidor Gustavo Paiva deu seu depoimento sobre como é participar de um campeonato do nível do Interbox e conta um pouco sobre suas expectativas:

“Embora eu já tenha participado de outras competições de crossfit, sinto um carinho especial pelo INTERBOX. Penso que talvez seja pelo fato de competirmos em equipes mistas – essa quinta edição, com uma equipe de quatro pessoas, dois homens e duas mulheres – e, dessa forma, podermos realizar todo o potencial dos atletas do nosso BOX. Acredito que esse modelo de competição tenha por maior característica a aproximação dos participantes que, ainda que egressos de uma modalidade assumidamente inclusiva como o crossfit, criam um sentimento de companheirismo durante o sofrimento dos WODS que não pode ser descrito em palavras. 

Atletas da Crossfit Sete Lagoas, o primeiro box oficialmente afiliado pela CrossfitInc em Sete Lagoas/ Foto: divulgação CrossfitAtletas da Crossfit Sete Lagoas, o primeiro box oficialmente afiliado pela CrossfitInc em Sete Lagoas/ Foto: divulgação Crossfit

Para quem não conhece, posso dizer que o INTERBOX não é uma competição tranquila. Tradicionalmente, traz um número expressivo de WODS a ser realizado em dois longos dias de competição – geralmente começando por volta das nove horas da manhã e estendendo-se até às cinco ou seis horas da tarde. Ou seja: você se mata no primeiro dia, recolhe os seus restos ao final para, no dia seguinte, voltar e morrer mais uma vez. 

Sem dúvidas, esse modelo de competição demanda uma preparação especial, que muitas vezes começa meses antes da data de sua realização. Nas semanas que antecedem uma competição, eu intensifico um pouco os meus treinos, passando a treinar, em média, nove vezes por semana, de segunda sábado. Divido os trabalhos entre treinamentos específicos de força e treinos convencionais de crossfit – incluindo nestes os WODS e exercícios que serão exigidos na competição.

Além dos treinos, realizo um trabalho importantíssimo de fisioterapia corretiva e preventiva com o propósito de evitar possíveis lesões advindas da intensificação da rotina de treino, bem como, a médio prazo, melhorar meu desempenho na modalidade. Tenho, em média, três sessões de fisioterapia por semana, todas focadas nas demandas trazidas pelo crossfit.

Necessário lembrar, também, a importância da realização de um acompanhamento nutricional com nutricionista especializado, não só para a participação em competições, mas para a melhora do desempenho do praticante de crossfit. Como minha nutricionista costuma dizer, a alimentação adequada é a base de toda atividade esportiva bem sucedida.

Finalmente, em relação às expectativas, acredito que o fato de nosso BOX ter conseguido montar uma equipe para participar da categoria RX de um evento com as proporções do INTERBOX, por si, já é uma façanha. Como todos sabem, participarão dessa categoria atletas já conhecidos no panorama nacional do crossfit – grande parte deles tendo disputando, inclusive, eventos nacionais e internacionais – bem como headcoaches dos maiores BOXES do Estado.

Como não sou atleta da modalidade – na verdade, sou só alguém que ama de paixão treinar crossfit – a simples possibilidade de dividir uma competição com atletas e coaches com tanta bagagem e tempo de treino é, sem dúvida, uma vitória. Então, resumindo em uma palavra a minha expectativa em relação ao INTERBOX, não poderia escolher outra: diversão. 

A Crossfit Sete Lagoas é o primeiro box oficialmente afiliado pela CrossfitInc em Sete Lagoas. Para conhecer melhor acesse: www.crossfitsetelagoas.com

Por Clarissa Figueiredo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks