Logo

Morador de Sete Lagoas é campeão nacional de karatê na categoria master

O pai de família José Procópio Milagres, morador de Sete Lagoas, foi campeão Brasileiro de Karatê no estilo GojuRyu , categoria master acima de 30 anos. A competição foi disputada no espaço da Escola do Teatro Bolshoi, neste mês de outubro em Joinville - Santa Catarina. 

Treinador Neweton Adas ( à esq.), o campeão Procópio Milagres (centro) e o bi campeão Mundial Douglas Brose (à direita) / Foto: Academia Adas Fit Treinador Neweton Adas ( à esq.), o campeão Procópio Milagres (centro) e o bi campeão Mundial Douglas Brose (à direita) / Foto: Academia Adas Fit


Procópio iniciou no katarê ainda quando era criança, mas ficou afastado por 26 anos, um longo período, mas o lutador afirma que “ após retornar percebeu que a arte não tinha sumido.” Desde 2012 o campeão, natural de Barbacena, vem disputando campeonatos nacionais tendo o auxilio do treinador Neweton Adas, chefe da delegação mineira de karatê. 

“Voltei a treinar pois tinha que desestressar, minha esposa é paciente de câncer, e decidi despejar a tensão no esporte ao invés de tomar remédio”, menciona Procópio. Ele ainda garantiu que as etapas na modalidade vem sendo seguidas por um projeto pessoal, desenhado e rascunhado há 36 meses. “As etapas são construtivas, a medida que vamos participando dos campeonatos vou amadurecendo, tomando uma posição mais definidas nos treinos, avaliando os pontos fortes e os pontos fracos.Começo a analisar mais de perto os outros atletas”, desabafa o lutador. 

No decorrer de 2014, o atleta treinava praticamente sozinho, e com a ajuda da proprietária do Nado Livre Moema, que cedeu o local para que o lutador campeão pudesse desenvolver a atividade no tatame. A parte física também é feita na academia da Cemig, onde Procópio trabalha. Com os bons resultados aparecendo, os filhos do lutador estão seguindo o mesmo caminho do pai. 

A execução que garantiu a medalha de ouro para o atleta designa como o kata – uma apresentação que existe a mais de 200 anos no universo das artes marciais. O campeonato foi realizado pela Federação Mundial de Karatê (WKF) e contou com cerca de 1.500 atletas de diversos estados brasileiros. 

Neste próximo fim de semana José Procópio disputa a etapa de Pompéu. Para o ano que vem, o calendário se estende para os campeonatos da Copa do Brasil em fevereiro, o estadual em março e no mês seguinte o evento Arnold Classic, do ator Arnold Schwarzenegger no Rio de Janeiro. Procópio segue nos campeonatos sem apoio de patrocínio. 

Melhores resultados do carateca José Procópio: 
Campeão de karatê - estilo GojuRyu ( 1º lugar) 
Copa Centro Oeste em Goiana (1º lugar) 
Copa em Palmas – TO (1º lugar) 
Campeonato Mineiro Oficial (3º Lugar) 
Campeonato brasileiro de Kata – 3º lugar no Brasileiro 

Curiosidade sobre o esporte: 
A carateca brasileira Lucélia de Carvalho Ribeiro Brose foi a primeira atleta do país a conquistar quatro medalhas de ouro em jogos pan-americanos. 

O karatê pode entrar de vez nos jogos olímpicos do Japão em 2020.  


Por Naiara Barbosa



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks