Logo

Representante de Sete Lagoas conquista duas medalhas de bronze no Brasileiro de Karatê

Entre os dias 12 e 15 de outubro, aconteceu no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a final do Campeonato Brasileiro de Karatê, organizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK). José Procópio, morador de Sete Lagoas, conquistou duas medalhas de bronze na categoria Kata até 43 anos e no estilo Goju-Ryu.

A competição contou a participação de 1804 atletas de 25 estados mais o Distrito Federal / Foto: DivulgaçãoA competição contou a participação de 1804 atletas de 25 estados mais o Distrito Federal / Foto: Divulgação

O Campeonato Brasileiro recebeu atletas a partir de seis anos e seguiu até as categorias masters com competidores acima dos 60 anos. Após cinco etapas eliminatórias em diversas regiões no país, José Procópio classificou-se como campeão da seletiva de Trindade, em Goiânia, atingindo a terceira colocação nas disputas.

Campeão brasileiro pelo Estilo em 2015 e com boa expectativa para o Panamerica do IKGA do Chile, o atleta teve a agenda comprometida pelo falecimento de sua esposa em julho, o que o impediu de viajar para o Pan e participar de etapas regionais em Minas. “O foco é a família, preciso me dedicar exclusivamente à casa e aos três filhos”, disse o karateca José Procópio.

“Na verdade, por estar sem treinar, nem iria participar, como aconteceu no Pan. Mas, aceitando o conselho do meu técnico, Sensei Neweton Adas, fiz a inscrição, treinei intensamente por duas semanas e fui sem compromisso de medalhas. A idéia era rever amigos, distrair a cabeça e fechar o ano dentro das competições a fim de criar inspiração para 2017. Acabei sendo presenteado com um bom resultado, dentro inclusive de duas categorias com altíssimo nível”, relata.

Procópio conquistou duas medalhas de bronze na categoria Kata até 43 anos e no estilo Goju-Ryu / Foto: DivulgaçãoProcópio conquistou duas medalhas de bronze na categoria Kata até 43 anos e no estilo Goju-Ryu / Foto: Divulgação

A competição contou a participação de 1804 atletas de 25 estados mais o Distrito Federal, tendo São Paulo a maior delegação com 407 lutadores, seguido por Santa Catarina com 217 e Bahia com 156. Minas marcou presença com 142 competidores, ficando na quinta colocação geral no quadro de medalhas.

Foram disputadas as categorias Kata e Kumitê, as quais farão parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O karateca afirmou que poucas vezes participou de um evento tão bonito e rico em atletas. “O ginásio do Ibirapuera estava muito bem ornamentado, havia a presença de todos os atletas de alto rendimento do Brasil, muitos inclusive com título mundial, além dos grandes mestres do karatê nacional, precursores da arte no país. Tê-los como ‘colegas’ de evento foi uma oportunidade única”, afirma.

Procópio treina sozinho em Sete Lagoas, mas compete pela equipe Adas e NahasKarate-Do GojuRyu e viaja pelo menos três vezes ao ano para São Paulo, onde busca aprimorar a técnica. A preparação física fica a cargo de Clarice Frade e Marina Oberhofer, educadoras físicas na academia da Cemig.



“Fácil não é, a competição de alto rendimento requer treinamento intenso, disciplina e dedicação. 2017 ainda é uma incógnita, não rascunhei o projeto, mas a família ainda será a prioridade! Obrigado a todos que torcem pelo nosso trabalho”, finaliza.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks