Logo

Os maiores vencedores do Campeonato Mineiro

A bola segue rolando em mais uma edição do Estadual. A final do Campeonato Mineiro 2019 está marcada para o dia 21 de abril, data em que se apurará quem assume o trono futebolístico da região por mais um ano. Hoje olhamos para o histórico de vencedores da competição. 

Fonte: PexelsFonte: Pexels

As origens do Campeonato Mineiro remontam a 1915, época em que o torneio se designava "Campeonato da Cidade" e era somente disputado por emblemas oriundos de municípios próximos de Belo Horizonte - com Sete Lagoas incluído nas contas. Os anos foram passando e a prova crescendo, até que em 1958, à 44ª edição, adquiriu o nome pela qual hoje é conhecida: Campeonato Mineiro de Futebol. Para efeitos de contabilização de títulos, consideraremos todas as edições da prova disputadas, inclusive antes de ser conhecida sob a atual designação. 

Ao olharmos para o histórico de vencedores da competição, é sem surpresa que verificamos o domínio dos dois principais rivais de Belo Horizonte: o Atlético Mineiro é líder com um total de 44 títulos conquistados e o Cruzeiro surge logo a seguir com 37 troféus em seu palmarés. O terceiro emblema mais titulado da região e único a conseguir quebrar o domínio exercido por "Galo" e "Raposa" ao longo dos últimos anos é também oriundo de Belo Horizonte: se trata do América Mineiro, vencedor em 2016. 

O Atlético Mineiro venceu a primeira edição do Campeonato da Cidade em 1915, sendo que nos três anos seguintes (1916, 1917 e 1918) perderia sempre o troféu para o América. O segundo título surgiria apenas 11 anos após a conquista do primeiro. Foram 20 as edições conquistadas pelo "Galo" sob a designação de Torneio da Cidade, antes de a prova se converter em Campeonato Mineiro, corria o ano de 1958. Desde então, o Atlético conta com mais 24 edições em seu palmarés, a última delas conquistada no ano de 2017. Em 2018, foi finalista derrotado, sendo que o time marca presença na decisão da competição de forma consecutiva desde 2007, contando com seis títulos conquistados desde aí e outras tantas derrotas.

O Cruzeiro, atual campeão do título, é o segundo maior vencedor da prova, contando com 37 edições em seu registro. Apesar de possuir menos troféus na totalidade, a "Raposa" conquistou mais vezes o Campeonato Mineiro sob o atual formato que o Atlético (29 contra 24). Na decisão de 2018, o Cruzeiro começou por perder do Independência por 3 a 1, mas um triunfo por 2 a 0 na partida de volta, disputada no Mineirão, permitiu ao time azul erguer o troféu. 

Fonte: PexelsFonte: Pexels

Os dois times ambicionam conquistar o Estadual, mas ambos têm suas preocupações na Libertadores. O Atlético Mineiro partilha o grupo com Zamora, Nacional e Cerro Porteño, enquanto o Cruzeiro tem pela frente Emelec, Deportivo Lara e Huracán, com todos os desafios dos times na prova continental disponíveis para apostar na betfair. A tendência é que um dos dois times mais representativos de Belo Horizonte seja capaz de conquistar o Campeonato Mineiro, mas há pelo menos uma equipe "à espreita": o América Mineiro, vencedor do Estadual em 16 ocasiões e único emblema capaz de interromper o domínio instaurado nos últimos anos, com vitória em 2016.

Vila Nova (5), Siderúrgica (2), Ipatinga (1) e Caldense (1) são os restantes quatro emblemas que contam com troféus do Estadual em seu palmarés, ainda que o Vila Nova, líder dessa lista, nunca tenha vencido desde que a prova assumiu a designação de Campeonato Mineiro. 

da redação



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks