Logo

Atlético tenta melhorar rendimento em jogos às 11h em meio a temperaturas elevadas

A recorrente preocupação com a saúde e o desempenho de jogadores em partidas iniciadas às 11h ganhou força no Atlético durante esta semana. O time se prepara para atuar no horário ‘ingrato’ neste domingo, contra o Internacional, após dias de temperaturas recordes no ano em Belo Horizonte. Tudo isso em pleno inverno.

Foto: Reprodução/Internet/ Foto: Reprodução/Internet/

Nessa quinta-feira, os termômetros chegaram a 35,4ºC e superaram o antigo recorde (35ºC registrados em 25 de fevereiro, no verão). Na sexta, a temperatura máxima, por volta das 13h, foi 36,4ºC. O dia mais quente da história de Belo Horizonte foi 31 de outubro de 2012, com 37,1°C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Vamos encontrar essa dificuldade do calor. Eu não gosto de jogar neste horário, nunca gostei. Nunca consegui passar o dia bem após jogos de 11h. Sempre com dor de cabeça, passando mal. Já deixei isso claro. Quem perde é o espetáculo, com o calor muito grande”, disse o lateral-esquerdo Fábio Santos, que será titular contra o Internacional.

O Atlético se preparou de modo especial para o jogo das 11h. Geralmente, os treinos na Cidade do Galo são à tarde. Nesta semana, porém, quatro das cinco atividades foram marcadas para 10h. “A gente vem tentando adaptar a esse horário. É difícil jogar. (Quinta) Chegou a marcar 44º (sensação térmica). É muito difícil para as duas equipes. Sabemos que vamos ter que controlar muito bem esse jogo, hidratar bem nos dias que antecedem a partida, para procurar fazer um jogo bastante controlado”, avaliou o técnico Rodrigo Santana.

Outra preocupação é a baixa umidade relativa do ar. Durante a semana, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alertas sobre os índices, que em certos momentos ficaram por volta dos 14%. O valor é pouco superior, por exemplo, aos 10% ou 11% comumente registrados nessa época do ano no Deserto do Atacama, o mais seco do mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é acima dos 60%. Segundo a Defesa Civil de BH, os percentuais registrados ao longo da semana na capital exigem certos cuidados. O período ideal para atividades físicas, por exemplo, é antes das 10h e depois das 17h.

'Refresco' na hora do jogo?

Mas toda a preocupação atleticana com o calor das 11h pode ser um pouco amenizada. Ao menos é o que espera o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet. “Uma frente fria vai avançar pelo Sudeste do país. Isso fará com que a umidade aumente e a temperatura máxima diminua um pouco. A previsão é que os termômetros marquem até 30°C no sábado e no domingo”, disse.

Com Superesportes



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks