Logo

Autoridades se mobilizam para prevenir conflitos entre torcidas no clássico

O próximo domingo (10) será movimentado na capital e belo-horizontinos precisam estar atentos ao transitarem pela cidade. Além das provas do segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 58 instituições, o clássico entre Cruzeiro e Atlético também deve mobilizar centenas de pessoas. Preocupação de autoridades está em possíveis conflitos entre torcidas, insultos à candidatos com camisas de times e riscos de alagamentos provocados pela chuva.

Foto ilustrativa/Reprodução InternetFoto ilustrativa/Reprodução Internet

O planejamento integrado de segurança pública para ambos os eventos está no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e envolve a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com a PM, para o clássico, 1.200 policiais estarão em trabalho.

Neste jogo o Cruzeiro é o mandante, portanto, 90% dos ingressos ficaram com a Raposa e 10% com o Galo. “A polícia fez contato com todas as torcidas organizadas, passando dicas de prevenção, para que os torcedores venham com espírito esportivo e deixem de lado a rivalidade que gera a violência. As principais dicas que nós deixamos é que torcedores que irão para o estádio desloquem com antecedência para o Mineirão e evitem utilizar o transporte se fizerem uso de bebida alcoólica. A respeito dos alunos do Enem, evitar deslocar utilizando a camisa do seu time. Deixe a sua camisa guardada e desloque com a camisa a paisana justamente para evitar algum tipo de confronto ou deslocamento até a sua escola”, orientou o diretor de apoio operacional, Coronel Alexandre Magno de Oliveira.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que 170 agentes da BHTrans estarão nas ruas e que alterações semafóricas e de agentes de trânsito irão alertar para as mudanças no tráfego da cidade. “Estamos muito atentos a possibilidade de chuva. Temos um planejamento de desastres, especialmente áreas alagáveis onde está acontecendo a aplicação de provas, muito especificamente a Vilarinho. É até uma orientação aos candidatos que estiverem se deslocando para as escolas na região, que fiquem atentos aos alertas da meteorologia, se desloquem com antecedência, porque se ocorrer um alagamento, o trânsito e a circulação ficam comprometidos. Se a chuva ocorrer durante a aplicação da prova, que não se apressem a acessar áreas alagáveis porque toda a estrutura de resposta a gestão desse tipo de acidente já estará ativada com o bloqueio das vias, com o desvio dos itinerários”, explicou a gerente de integração operacional do Centro de Operações de Belo Horizonte (COP), Denise Fontes.

Com Super Notícia



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks