Logo

Minas Gerais completa 300 anos nesta quarta-feira

Minas do ouro, da cultura, das belezas naturais, da gastronomia e do povo simples e acolhedor. Minas dos grandes nomes políticos, do patrimônio histórico inigualável, dos grandes nomes da poesia e da literatura.

Foto: Sérgio Mourão/Agência MinasFoto: Sérgio Mourão/Agência Minas

Impossível não recorrer a um destes nomes, como João Guimarães Rosa e lembrar na sua frase célebre que "Minas são muitas". Dia 2 de dezembro é um marco para os mineiros, dia em que nosso Estado completa 300 anos.

O pesquisador do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Adalberto Andrade Mateus, lembra que esta data, mais do que nunca é, dia para o mineiro sentir muito orgulho.

"Os mineiros realmente devem ter vários motivos de orgulho do nosso Estado. Nós temos expressões variadas: é da cultura, da gastronomia, das belezas naturais, da riqueza mineral. É o Estado que concentra o maior número de bens culturais chanceladas como patrimônio cultural da humanidade e os mineiros devem ter muito orgulho dessa terra", afirma.

Site Minas 300 Anos

Para comemorar o marco, o Governo de Minas Gerais lançou a plataforma Minas 300 Anos que reúne informações sobre a programação do tricentenário do estado. O site é colaborativo e será alimentado gradualmente. No ambiente virtual já estão disponíveis: agenda de eventos, com atrações virtuais e presenciais; galeria de fotos e vídeos; notícias e artigos; além de uma seção que reúne atividades de instituições parceiras do Governo, em celebração ao aniversário.

O vice-governador, Paulo Brant, destaca que essa é apenas uma das ações dos 300 anos da Capitania de Minas Gerais. “Além de comemorar toda nossa história, que é riquíssima, esse projeto é uma base para o futuro do estado”, afirma. O secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, reforça os eventos que marcam o tricentenário mineiro: “ações de promoção, campanhas, o programa de retomada do Turismo para reposicionar Minas para o Brasil, a iluminação de Natal da Praça da Liberdade terão como tema e inspiração o aniversário de Minas”, frisa.

História

Em 2020, é celebrado o desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais. A decisão que marca o início da existência administrativa do estado foi tomada em 2 de dezembro de 1720, pelo Conselho Ultramarino de D. João V, rei de Portugal.

Da redação com Agência Minas e Folha de Sete Lagoas



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks