Logo

Golpistas desviam FGTS emergencial e deixam trabalhadores apreensivos

Amanhã será encerrado o prazo para que os trabalhadores façam o saque emergencial de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio de conta digital da Caixa Econômica Federal, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Diante de tal situação, surgiu um novo golpe e vários trabalhadores, vítimas da fraude, tiveram o dinheiro desviado para pagamento de boletos ou simplesmente se depararam com o sumiço do recurso de suas contas.

Dr Djalma Fernandes é associado do Escritório Oliveira e Menezes Soc. de Advogados - Rua Paulo Frontin, 141 - Centro - Sete Lagoas - 31. 3771-3277/31-99384-1818Dr Djalma Fernandes é associado do Escritório Oliveira e Menezes Soc. de Advogados - Rua Paulo Frontin, 141 - Centro - Sete Lagoas - 31. 3771-3277/31-99384-1818

O SeteLagoas.com.br consultou a respeito, o advogado Djalma Fernandes de Souza, especialista em Direito do Trabalho, e ele conta que já atendeu diversas vítimas de tal modalidade de fraude. O especialista alerta que “há casos em que as vítimas só se dão conta da fraude quando baixam o aplicativo Caixa Tem e, ao tentarem se registrar, o sistema avisa que já houve o cadastro de seu CPF e, ao solicitarem um novo acesso, nova senha é enviada para e-mail por eles desconhecido”.

O profissional ainda afirma que a “responsabilidade pela segurança dos valores depositados nas contas vinculadas dos trabalhadores é da Caixa Econômica Federal, que é simples gestora de tais recursos, que são advindos da iniciativa privada. Destaco ainda a existência de uma típica relação de consumo entre o trabalhador e a instituição, o que atrai maior responsabilização e, diante de qualquer fraude, seja pelo uso indevido do valor, seja por seu desaparecimento da conta, o trabalhador lesado deve lavrar um boletim de ocorrência e formalizar reclamação perante a própria instituição financeira. Deve ser pedido ainda um detalhamento da utilização dos valores e, não havendo breve solução do problema pela CEF, o prejudicado deverá buscar a via judicial.”

Além disso:

Por meio de nota, a Caixa informou que tem adotado uma série de mecanismos para conter a ação de fraudadores, como a validação digital de dados dos clientes em bases internas e externas, validação documental por imagem e monitoramento de cadastros e das transações. A instituição recomenda que os trabalhadores utilizem apenas os canais oficiais do banco para obter informações sobre o FGTS Emergencial. “A Caixa atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação de casos suspeitos e na prevenção das fraudes no pagamento do Saque Emergencial do FGTS e demais benefícios sociais”, esclarece.

A instituição lembra ainda que os trabalhadores devem tomar alguns cuidados como não fornecer senhas e outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos, estar atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber. Além disso, desconfiar de informações sensacionalistas e de oportunidades. “A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual. A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar”, esclarece.

Segundo informações da Agência Brasil, caso o trabalhador ainda queira ter acesso aos recursos deve fazer pedido pelo aplicativo do FGTS até esta quinta-feira, para que a Caixa transfira novamente o valor para a conta digital. O saque emergencial poderá ser utilizado em transações eletrônicas, saque em espécie ou transferência, sem custo, para outras contas.

Da Redação com HD



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks