Logo

Problemas com acordo de indenização da Vale gera atraso na construção de hospitais em Minas

A demora da aprovação do acordo de indenização da Vale na Assembleia Legislativa de Minas Gerais gera atraso na construção de hospitais regionais em todo o Estado. Um deles está situado em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, e já está mais de 80% pronto. Divinópolis é sede regional de saúde e recebe pacientes de outras 53 cidades.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Moradores de Divinópolis se organizam para pressionar os deputados e o governo de Minas Gerais para aprovação do acordo. Segundo a vereadora Lohanna França (Cidadania), que integra a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis, a aprovação do acordo é muito importante porque a cidade não tem estrutura suficiente para atendimento médico.

“Nós esperamos esse hospital porque ele atende a mais de 50 cidades e hoje Divinópolis como sede de macrorregião da Saúde sequer ter um hospital do SUS, é uma cidade que tem uma UPA atendendo pessoas de toda a região e que não tem condição de oferecer para as pessoas o atendimento que elas realmente merecem. O hospital já era urgente antes da pandemia, depois dela ele virou uma questão de saúde pública nacional, praticamente.”

O acordo que pode liberar recursos para diversos municípios em Minas Gerias está emperrado na Assembleia Legislativa após um embate entre o governo do Estado e os deputados. Lohanna diz que uma audiência pública na Assembleia foi solicitada para que o assunto seja discutido. “Nós tivemos a realização da assembleia e ficou muito pontuado, ficou muito claro, sobre a importância do Estado desenvolver isso logo. Se isso depende da aprovação do acordo na Assembleia, a Assembleia precisa ajudar os municípios porque esse é o papel dos deputados é uma necessidade urgente e ele precisa ser pautado logo.”

Com Itatiaia



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks