Logo

Desemprego cai em Minas e no Brasil no terceiro trimestre de 2021

A taxa de desemprego em Minas Gerais foi estimada em 10,7% no terceiro trimestre de 2021, com diminuição de 1,9 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.

Foto: Márcia Folleto / Agência BrasilFoto: Márcia Folleto / Agência Brasil

Em comparação ao terceiro trimestre de 2020, quando a taxa de desocupação foi de 13,6%, observou-se diminuição de 2,9 p.p. No Brasil, a taxa de desocupação foi de 12,6%, diminuindo 1,6 p.p. em relação ao segundo trimestre e apresentando queda de 2,2 p.p. frente ao mesmo trimestre do ano anterior. Com esses resultados, a taxa de desocupação em Minas Gerais permanece abaixo da taxa estimada para o Brasil.

A queda na taxa de desocupação do país (-1,6 p.p.) foi disseminada por todas as regiões. No Sudeste, região que mantém o maior número de pessoas desempregadas (6,3 milhões), a taxa passou de 14,6%, no segundo trimestre, para 13,1%. Já no Nordeste, o indicador caiu de 18,3 para 16,4%. Apesar do recuo, a região permanece tendo a maior taxa de desocupação do país.

“Essa queda na desocupação no nível nacional também está sendo observada regionalmente em vários estados. Isso indica que há um processo de recuperação de trabalho que ocorre de maneira disseminada no país”, destaca a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

A taxa de desocupação das pessoas brancas (10,3%) ficou abaixo da média nacional, enquanto a dos pretos (15,8%) e dos pardos (14,2%) ficou acima. Todos tiveram queda frente ao último trimestre. Na população fora da força de trabalho, os pardos representavam 46,8%, seguidos pelos brancos (43,1%) e pelos pretos (8,9%). Na comparação com o segundo trimestre, essa participação dos pardos diminuiu e a dos brancos e pretos aumentou.

Da redação com IBGE



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks