Logo

Polícia Civil inaugura Central Estadual do Plantão Digital, Sete Lagoas fará parte futuramente

A Polícia Civil inaugurou nesta terça-feira (21) a Central Estadual do Plantão Digital da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A unidade, instalada no Prédio Alterosas, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, pretende agilizar os atendimentos de plantão e otimizar a investigação de crimes. Assim, evitam-se deslocamentos desnecessários, economizando tempo e recursos públicos com a adoção de tecnologia.

Foto: Cristiano Machado / Agência MinasFoto: Cristiano Machado / Agência Minas

A Central reúne, em um primeiro momento, os plantões para atendimento de ocorrências policiais com indivíduo conduzido das delegacias de plantão em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Sabará e Santa Luzia, além do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito.

As delegacias de plantão (Deplan), por meio dos investigadores de polícia presentes nas unidades, continuam recebendo fisicamente as ocorrências policiais com as pessoas envolvidas e os materiais arrecadados. De outro lado, na Central Estadual, estão o delegado e o escrivão de Polícia, que lavram os procedimentos a partir das respectivas ocorrências policiais por meio de videoconferências.

O Plantão Digital já funciona em 53 unidades policiais, distribuídas em 48 municípios, que contemplam todas as regiões do estado, beneficiando de modo direto e indireto, mais de 8 milhões de mineiros. A meta é alcançar, até o próximo ano, um total de 85 unidades.

Por meio de videoconferência, delegado e escrivão, a distância, adotam todas as medidas legais pertinentes às ocorrências policiais com pessoa capturada em razão de flagrante delito ou por estar foragida da Justiça. Quando o infrator é conduzido às atuais Delegacias de Plantão, onde estão presentes fisicamente os investigadores, todo o procedimento é lavrado remotamente por meio de videoconferência com delegados e escrivães da Central.

Estrutura

A Central Estadual do Plantão Digital, localizada na Cidade Administrativa, conta com 24 estações de trabalho, todas equipadas para realização de chamadas de videoconferência simultaneamente, além de um painel digital para distribuição das ocorrências policiais, que irá orientar o delegado que coordenará o turno. Atualmente, a unidade é composta por 36 delegados e 70 escrivães, que se alternam em turnos de trabalho de 12 horas ininterruptas.

Sete Lagoas integrará futuramente o Plantão Digital

Sete Lagoas será uma das próximas cidades a integrar o sistema de Plantão Digital, com delegados no colar metropolitano, como garantiu em entrevista ao programa Passando a Limpo de 19 de novembro o delegado regional Thiago Carvalho. Ainda não há um prazo definido para a implantação do sistema na cidade.

Confira a entrevista do delegado Thiago Carvalho AQUI.

Da redação com Agência Minas



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks